Voltar Reportagem do JL fala da implantação do processo digital na Justiça de 2º grau

Traz, ainda, o resgate da origem de índios Xokleng

O Programa Justiça Legal, produzido pelo Judiciário catarinense e veiculado na TV Justiça, apresenta neste domingo (16/11) matéria sobra implantação do Processo Digital no âmbito do Tribunal de Justiça. Atualmente, todas as 111 comarcas estão com o sistema implantado e em pleno funcionamento, com a migração do SAJ-3 (Sistema de Automação do Judiciário) para o SAJ-5. O resultado foi a maior agilidade e celeridade processual, com melhor aproveitamento de mão de obra e materiais.

Uma reportagem especial mostra o projeto desenvolvido pela Escrivania de Paz de José Boiteux e a Unadavi (Universidade do Alto Vale do Itajaí), com o apoio da Corregedoria-Geral da Justiça, para resgate das origens de indígenas da etnia Xokleng. Moradores da Reserva Lã Klaño, eles são naturais da região e procuraram o Cartório para poderem fazer constar os nomes da língua materna em seus registros. Na década de 1920, com a colonização por europeus na região, acabaram levados para reservas indígenas afastadas e, para evitar discriminação, passaram a registrar os filhos com nomes comuns.

O Justiça Legal também traz informações sobre o Congresso Estadual de Magistrados realizado em Florianópolis e a conclusão do 1º Curso de Pós-Graduação oferecido pela Academia Judicial para mais de 30 assistentes sociais e psicólogas do Poder Judiciário. No quadro "Isso é Legal", conheça o Parque Ecológico do Córrego Grande, em Florianópolis, um espaço para pessoas de todas as idades. O Programa vai ao ar todos os domingos às 17 horas, com reprises na segunda (19h30min) e quarta-feira (5h30min). Para acompanhá-lo, basta sintonizar o canal 14 da Net, emissora de TV a cabo.

Imagens: Bruna Eloise Mendes / Assessoria de Imprensa do TJSC
Conteúdo: Américo Wisbeck, Ângelo Medeiros, Daniela Pacheco Costa, Maria Fernanda Martins e Sandra de Araujo
Responsável: Ângelo Medeiros - Reg. Prof.: SC00445(JP)

Copiar o link desta notícia.