Voltar Semana da Conciliação busca alternativas para garantir maior efetividade nos acordos

A previsão é de 8 mil audiências

A Coordenadoria dos Juizados Especiais e Programas Alternativos de Resolução de Conflitos, baseada no slogan "Conciliar é bom para todos, melhor para você", criado pelo CNJ, organiza para os dias 24 a 28 de novembro a 9ª Semana Nacional de Conciliação do Poder Judiciário e a 2ª Semana Estadual de Conciliação.

O coordenador, desembargador Jaime Ramos, afirma que está prevista para este ano a realização de cerca de 8 mil audiências, e a intenção é que seja efetivada a maior parte delas.O objetivo do evento é trabalhar os litígios em seu estágio pré-processual. Ano passado, segundo dados do Conselho Gestor, foram marcadas mais de 6 mil audiências, nas quais obteve-se o percentual de 62,2% em acordos. A diferença ocorre principalmente por ausência da parte devedora. A intenção é que neste ano o número de composições aumente.

O desembargador Jaime Ramos afirma que foram criadas novas estratégias para garantir o comparecimento das partes. Uma delas foi deixar ao encargo das empresas participantes o contato com os devedores ou beneficiados, o que estimula uma aproximação amigável entre as partes. O magistrado ressalta que no 1º grau os juízes também irão preparar pautas para o mutirão, o qual, desde o início de setembro, vem sendo realizado em diversas comarcas do Estado. O evento ocorrerá no piso superior do Terminal Rita Maria, nas dependências do Espaço Cultural.

Imagens: Divulgação/CNJ
Conteúdo: Américo Wisbeck, Ângelo Medeiros, Daniela Pacheco Costa, Maria Fernanda Martins e Sandra de Araujo
Responsável: Ângelo Medeiros - Reg. Prof.: SC00445(JP)

Copiar o link desta notícia.