Voltar Semana de Combate ao Assédio no PJSC inicia com encontro em comarca do Vale do Itajaí 

Múltiplas atividades estão previstas até a próxima sexta-feira

O Poder Judiciário de Santa Catarina (PJSC) promoveu na tarde de segunda-feira (6/5), no fórum da comarca de Timbó, no Vale do Itajaí, um Círculo de Construção de Paz, realizado pelo Comitê de Gestão Institucional da Justiça Restaurativa em parceria com as Comissões de Prevenção e Enfrentamento do Assédio Moral, do Assédio Sexual e de Todas as Formas de Discriminação de 1º e 2º graus (CPEAMAS).

A ação faz parte da Semana de Combate ao Assédio e à Discriminação e dá início à campanha “Envolver e Transformar - PJSC sem assédio e discriminação - 2024”, que prevê ações de sensibilização, informação e enfrentamento da discriminação e do assédio moral e sexual até o dia 10 de maio.

A assistente social do PJSC Joyse Joliet Giovanella, que desempenhou a função de facilitadora dos Círculos de Construção de Paz na comarca do Vale do Itajaí, explica que durante a dinâmica, que abordou temas como desigualdade, privilégio e opressão, os participantes puderam identificar os lugares onde desfrutam de privilégios. Em uma roda formada por pessoas que buscam, através do diálogo, alcançar um determinado objetivo, os círculos servem para humanizar as relações, restaurar vínculos e promover a cura.

“Alguns elementos dos círculos são a 'peça de centro' e os objetos. O centro do círculo serve para ancorar o olhar caso alguém necessite apoiá-lo na hora de falar ou de escutar. Os objetos do centro simbolizam o grupo, o processo restaurativo e o tema do encontro. Geralmente colocamos flores ou uma planta como símbolo do cuidado com a vida. Outros objetos representam o que o encontro almeja alcançar”, compartilha sobre a vivência.

Na segunda-feira também ocorreu a inserção do banner alusivo à Semana de Combate ao Assédio e à Discriminação no site do Tribunal de Justiça, que direciona à página com as informações e o cronograma relativos ao evento e à distribuição do material impresso (flyer) nas comarcas e na sede do Tribunal de Justiça, em Florianópolis.

Ao longo da semana, a campanha terá várias frentes de atuação no intuito de alcançar as 112 comarcas do Estado e o TJ. Todas visam mudanças culturais profundas e a quebra de paradigmas. Para o período ainda estão previstas uma palestra de abertura com o tema “As pessoas e o assédio”; roda de conversa com convidados; mesa-redonda com os diretores do TJSC; distribuição de flyer, apresentação da Cartilha sobre Assédio e Discriminação e realização de círculos de paz em parceria com o Comitê de Justiça Restaurativa.

Conheça mais sobre a campanha PJSC sem Assédio e Discriminação e a Semana de Combate ao Assédio e à Discriminação 2024 .

Imagens: Divulgação/Comarca de Timbó
Conteúdo: NCI/Assessoria de Imprensa
Atendimento à Imprensa

Copiar o link desta notícia.