Voltar Seminário abordará violência de gênero e Justiça Restaurativa, nesta semana, em Lages

O Polo de Justiça Restaurativa de Lages, na Serra, fará um seminário intersetorial para discutir a violência de gênero e a Justiça Restaurativa. O coletivo desenvolve esta atividade como uma das metas do projeto de estruturação da rede de prevenção e enfrentamento da violência contra mulheres. O evento ocorre na próxima quinta-feira (7/3), a partir das 9h, na Universidade do Planalto Catarinense (Uniplac), com inscrições gratuitas.

Além da apresentação do que foi feito entre os anos de 2021 e 2023 e de uma roda de conversa com os facilitadores, a programação conta com duas palestras. Trata-se da oportunidade de aprendizagem e troca de experiências com a professora Mônica Mumme, com o tema “O eu na convivência: justiça e consciência”, e com Ricardo Bortoli, que abordará as masculinidades como alternativas para o enfrentamento das violências contra as mulheres.

Mônica é formadora de facilitadores e facilitadoras da Justiça Restaurativa em todo o país e trabalha nessa área há 20 anos. Já o professor Ricardo possui doutorado em grupos reflexivos de homens autores de violência doméstica pela UFSC e coordena grupo reflexivo em Blumenau - o mais antigo de Santa Catarina, com início das atividades em 2003.

O juiz Alexandre Takaschima diz que o encontro será uma ocasião de trocas e planejamento. “Será um momento de partilha da experiência dos grupos reflexivos realizados em Lages desde 2019, por meio do coletivo de prevenção e enfrentamento da violência doméstica e de gênero, com foco em transformar o projeto em uma política pública na comarca de Lages”.

Os organizadores emitirão certificado de participação de oito horas. Para se inscrever, é preciso acessar o link disponível na rede social do coletivo @jrpololages. Mais informações podem ser obtidas pelo e-mail jrpololages@gmail.com. A Justiça Restaurativa – Polo Lages é formada por um coletivo de representantes de órgãos públicos, entre eles o Poder Judiciário de Santa Catarina, e pessoas da sociedade civil.

Imagens: Divulgação/Assessoria de Artes Visuais-NCI
Conteúdo: NCI/Assessoria de Imprensa
Atendimento à Imprensa

Copiar o link desta notícia.