Voltar Seminário busca conscientizar sobre a necessidade de resgatar o respeito com o idoso

Auditório do TJ reúne mais de 200 técnicos

É preciso resgatar o respeito com o idoso. O desafio foi lançado pelo corregedor-geral da Justiça, desembargador Luiz Cézar Medeiros, durante a solenidade de abertura do 3º Seminário Estadual do Projeto Direito de Ser Idoso, ocorrida nesta manhã (26/10), no auditório do Tribunal de Justiça.

Capacitar técnicos que atuam junto ao cidadão da terceira idade, com ênfase no Estatuto do Idoso, é outro dos objetivos do evento, que reúne mais de 200 técnicos, representantes de 53 municípios catarinenses - 53% deles oriundos do Poder Judiciário, e 47% ligados às demais instituições e entidades que compõem a rede de atendimento em Santa Catarina.

A existência de uma legislação própria para garantir direitos aos cidadãos mais velhos, de qualquer forma, gera sentimentos distintos entre as autoridades no assunto. "É positivo, se pensarmos que existe sim uma lei; é triste, porém, saber que precisamos dessa lei para garantir aquilo que deveria ser uma prática de nossa sociedade", compara o desembargador Medeiros.

Ele considera o bom número de participantes, assim como a representatividade, sinal de que a causa ganha mais adeptos nos dias atuais. "Essa é uma demonstração de comprometimento e preocupação com a causa do idoso", destaca.

A mesa de abertura dos trabalhos esteve composta ainda pelos desembargadores Pedro Manoel Abreu e Sérgio Heil, diretor da Academia Judicial e coordenador estadual da Infância e Juventude, respectivamente; promotora Ariadne Sartori; advogada Marilene de Campos; presidente do Conselho Municipal do Idoso da Capital, Lili Baeza Nunes; e representante da Secretaria Estadual da Saúde, Maika Arno Roeder.

O Hino Nacional foi entoado por Urilda Soares, acompanhada ao violão por Nilson Aguiar, ambos integrantes do Núcleo de Estudos da Terceira Idade (Neti) da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). A palestra inaugural do seminário foi proferida pela socióloga Mônica Joesting Siedler, graduada em Ciências Sociais pela Universidade Católica de Pelotas, especialista em Gerontologia pelo Núcleo de Estudos da Terceira Idade e mestre em Enfermagem pela UFSC. O seminário se estende até terça-feira (27/10). 

Imagens: Gustavo Lacerda Falluh / Assessoria de Imprensa do TJSC
Conteúdo: Américo Wisbeck, Ângelo Medeiros, Daniela Pacheco Costa e Sandra de Araujo
Responsável: Ângelo Medeiros - Reg. Prof.: SC00445(JP)

Copiar o link desta notícia.