Voltar Seminário Direito de Ser Idoso terá palestra inaugural da socióloga Mônica Siedler

Evento acontece segunda e terça no TJ

A socióloga Mônica Joesting Siedler, graduada em Ciências Sociais pela Universidade Católica de Pelotas, especialista em Gerontologia pelo Núcleo de Estudos da Terceira Idade e mestre em Enfermagem pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), vai proferir a palestra inaugural do 3º Seminário Estadual do Projeto Direito de Ser Idoso na próxima segunda-feira (26/10), às 10 horas, no Auditório do Tribunal de Justiça. Ela abordará o tema "Os desafios de cuidar do idoso no seio familiar".

Socióloga do Núcleo de Estudos da Terceira Idade da UFSC desde 1992, Mônica atua com ênfase na gerontologia, principalmente nos temas relacionados ao cinema e envelhecimento, aposentadoria, envelhecimento saudável, educação permanente e relacionamento social e familiar. O evento é uma parceria entre a Corregedoria-Geral da Justiça (CGJ) e a Academia Judicial, dirigido a profissionais do quadro do Poder Judiciário e Ministério Público de Santa Catarina, advogados, Conselhos de Direitos do Idoso, Universidades da Terceira Idade e demais membros da rede de atendimento ao idoso. São aguardados cerca de 300 participantes.

O juiz-corregedor Alexandre Karazawa Takaschima, coordenador do Núcleo V da CGJ, palestrará sobre a "Judicialização da saúde" nesse mesmo dia, na abertura dos trabalhos no turno vespertino. O seminário abordará ainda temas como sexualidade e envelhecimento, saúde mental e envelhecimento, depressão e uso de substâncias psicoativas, e saúde do idoso - o que deveria ser oferecido e o que temos. Os trabalhos seguem até o meio-dia de terça-feira (27/10). 

Imagens: Gabriela Rosa/Assessoria de Imprensa TJSC
Conteúdo: Américo Wisbeck, Ângelo Medeiros, Daniela Pacheco Costa e Sandra de Araujo
Responsável: Ângelo Medeiros - Reg. Prof.: SC00445(JP)

Copiar o link desta notícia.