Voltar Servidora conclui 3ª graduação com estudo sobre nova ferramenta para mediar conflitos

A servidora Rosemaria Colognese de Souza, secretária do Centro Judiciário de Soluçã​o de Conflitos e Cidadania (Cejusc) da comarca de Tubarão, já graduada em Pedagogia e Direito, apresentou, na última quarta-feira (30/11), seu trabalho de conclusão de curso para finalizar também a graduação em Psicologia, pela Universidade do Sul de Santa Catarina (Unisul).

Intitulado “Triângulo Dramático na Análise Transacional e mediação de Conflitos: Compreensão do Estado dos Mediados”, sob a orientação da professora Andrea Volpato Wronski, o trabalho foi apresentado e aprovado perante a banca da qual faziam parte a juíza Miriam Regina Garcia Cavalcanti, coordenadora do CEJUSC de Tubarão, e a professora e psicóloga Solange Zanatta Piva. A servidora pretende elaborar uma cartilha para essa ferramenta ser replicada pelos mediadores.

O tema do trabalho acadêmico refere-se a sugestão da aplicação de uma nova ferramenta na mediação de conflitos, o Triângulo Dramático de Karpman da abordagem Análise Transacional, e esse tema reverberou com a reflexão da acadêmica ao atender os jurisdicionados nas demandas que aportam no Cejusc. Nesse contexto, delineou que esse acolhimento vai ao encontro da missão e visão do Tribunal de Justiça de Santa Catarina, de promover a solução de conflitos com efetividade e ser reconhecido cada vez mais como uma organização confiável, funcional e inovadora.

Além disso, Rosemaria pontuou que a razão pela qual se dispôs a realizar a terceira graduação foi porque ao receber as demandas no Cejusc, em que as partes chegam num momento de fragilidade, em respeito a cada processo com sua respectiva história, decidiu realizar a graduação para verbalizar as partes “o que a literatura recomenda, livre de conceitos, crenças e julgamentos”. Nesse contexto, após a especialização para atender melhor ainda o jurisdicionado, também sente-se mais preparada para replicar o aprendizado junto a equipe de mediadores que compõe o Cejusc de Tubarão. 

Imagens: Divulgação/Arquivo Pessoal
Conteúdo: Assessoria de Imprensa/NCI
Responsável: Ângelo Medeiros - Reg. Prof.: SC00445(JP)

Copiar o link desta notícia.