Voltar Servidora lança livro sobre problemática que envolve a produção de provas penais

Evento está marcado para o dia 11/6

A servidora Márcia de Moura Irigonhê, assessora jurídica lotada no gabinete da 1ª Vice-Presidência, lançará na próxima quinta-feira (11/6), a partir das 19 horas, na Sala VIP do Pleno do Tribunal de Justiça de Santa Catarina, o livro "Reconhecimento Pessoal e Falsas Memórias: repensando a prova penal".
 
Com apresentação do juiz Alexandre Morais da Rosa e prefácio do professor Gustavo Noronha de Ávila, doutor em Ciências Criminais, a autora, graduada em Direito pela Universidade Federal de Santa Catarina, aborda os impasses existentes no processo de reconhecimento dos agentes criminais e nos relatos da memória das vítimas.
 
"Desconsiderando toda a trajetória teórica das pesquisas, ainda se acredita, piamente, que a vítima ou testemunha podem reconhecer os agentes perpetradores dos crimes como se recordam dos rostos de seus familiares. Desconsidera-se a questão traumática, a velocidade da aparição dos rostos, muitas vezes cobertos, como se o sujeito fosse plenamente capaz de ofertar um reconhecimento garantido.
 
Desconfiar da capacidade humana nos casos em que o efeito pode ser uma condenação criminal é algo que precisamos discutir. [...]", afirma o juiz Alexandre Morais da Rosa ao apresentar a obra. O livro é uma publicação da editora Lumen Juris.
 
Imagens: Divulgação/Assessoria de Imprensa do TJSC
Conteúdo: Américo Wisbeck, Ângelo Medeiros, Daniela Pacheco Costa, Maria Fernanda Martins e Sandra de Araujo
Responsável: Ângelo Medeiros - Reg. Prof.: SC00445(JP)

Copiar o link desta notícia.