Servidoras superam a balança com auxílio da medicina e de muita prática esportiva - Imprensa - Poder Judiciário de Santa Catarina
- Saúde
Uma pesquisa recentemente divulgada pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ) sobre a saúde dos servidores do Judiciário em Santa Catarina identificou que 40% dos entrevistados registraram problemas com sobrepeso durante o período da pandemia. Anabel Ansolin Farias e Cristiane Cattoni, servidoras e colegas de trabalho na comarca de Joinville, conhecem bem o problema e, mais que isso, o antídoto para combatê-lo.
Suas vidas se cruzaram em 2000, recém chegadas ao Judiciário, e a amizade foi instantânea. A atual chefe de Secretaria do Foro Fazendário Anabel era servidora do Juizado Especial Criminal e a assessora de gabinete da 3ª Vara da Família Cristiane realizava, na época, estágio no Jecrim. Elas dividiam, além do espaço, experiências de trabalho e pessoal, e logo notaram que também tinham em comum a guerra contra a balança. A empatia foi automática.
Mas o sinal de alerta soou mais cedo para Anabel. “Tinha pouco mais de 30 anos quando fui consultar um endócrino, de quem escutei que não chegaria aos 45 se continuasse no mesmo ritmo, o que me apavorou”, relembra. Agora, aos 50 anos e ao lado do marido e dois filhos comemora a decisão tomada na época: foi uma das pioneiras na cirurgia bariátrica na cidade.
A amiga e companheira de trabalho acompanhou todo o processo de emagrecimento e ouvia atenta aos relatos de Anabel, “Bel” como também é conhecida, quando adiantava que a intervenção médica não era um milagre em si, mas sim uma das ferramentas para perder peso.
Com base nisso Cristiane, a “Cris”, começou a se dedicar cada vez mais as corridas de rua, hora com caminhadas, ou com passos mais acelerados, porém sempre em frente. E na empreitada levou Bel junto. Os laços ficaram ainda mais fortes e a paixão pelo esporte foi instantânea. “Eu estava firme com o esporte, porém o meu condicionamento físico já não era o mesmo, a mobilidade estava prejudicada. Tenho problemas com compulsão alimentar, após consultar um médico chegamos a conclusão de que a bariátrica era uma opção”, diz. Mais uma vez a amiga, mentora nos trabalhos no fórum, e companheira de corrida nas ruas deu incentivo e coragem para enfrentar mais um desafio.
Agora Cris está muito satisfeita com os resultados alcançados até o momento. “No trabalho a perda de peso fez muita diferença. Me sinto mais disposta, segura, com auto estima. Tenho paixão pelo meu trabalho, e poder realizar detalhes que passam despercebidos para quem não sofre com a obesidade, como subir as escadas, é algo gratificante. Posso dizer até que minha produtividade aumentou”, comemora.
No momento, as corajosas mulheres seguem firmes, recuperadas do procedimento, mas não descuidam da saúde. Com a boa alimentação e muito exercício. Anabel estendeu para toda sua família o gosto pelas corridas. No final do ano, aliás, participaram juntos de uma prova e subiram ao pódio - “somos todos vencedores”, enfatiza ela.
Cris abriu 2022 nas ruas, ao suar a camisa em uma prova de Joinville. E a dupla já organiza a torcida para um grande desafio, prometido às vésperas da cirurgia de Cristiane: elas vão participar, juntas, de uma corrida de revezamento de 10 km, em que cada uma percorrerá 5 km até passar o bastão e/ou cruzar a linha de chegada. O abraço da vitória será o melhor prêmio das amigas.
Responsável: Ângelo Medeiros - Reg. Prof.: SC00445(JP)