Voltar Servidores da comarca de Ibirama promovem roteiro pela natureza de aldeia indígena

Servidores da comarca de Ibirama realizaram neste final de semana um autêntico programa indígena. Eles se deslocaram do centro da cidade até a sede da reserva indígena Duque de Caxias, distante 52 quilômetros, para conhecer de perto e interagir com índios da aldeia Bugio, integrantes da etnia Laklãn/Xokleng.

"Todos tivemos a experiência de conhecer uma parte da mata Atlântica muito bem conservada. Com a chance de percorrer a trilha Sapopema, de inúmeras belezas naturais e nascentes como a do rio Benedito, árvores centenárias como a Sapopema, xaxins bugios e cachoeiras com água cristalina. Além disso, tivemos a oportunidade de contar com a participação dos indígenas como guias em todo o trajeto, e perceber o significado da natureza para eles", resumiu Ilson Sedlacek, chefe da secretaria do foro.

Outro servidor da comarca que participou e aprovou o programa foi Stefan Schmitz. Ele explicou que, para os índios, água tem o sentido de saúde. "O passeio significou a aproximação dos servidores do fórum de Ibirama à natureza, especialmente no que tange à água", disse. Só não foi possível, lamentaram os visitantes, provar o kapug, comida de caçadores feita em tocos de bambu, pois a cabana Xokleng está em fase de reconstrução.

Por outro lado, comemoraram, foi possível agregar ao passeio o conhecimento da cabana em fase de construção, com cobertura feita de folhas de guaricana e paredes de palhas de bambu. Na saída da trilha foi possível conhecer também o Espaço Cultural AG NÕ JÓ U, onde todos puderam observar objetos da cultura e da tradição indígena e adquirir artesanatos feitos pelas próprias mulheres da aldeia. O passeio, realizado no último sábado (15/6), foi parte integrante da comemoração da X Semana do Meio Ambiente do TJSC. 

Imagens: Divulgação/Comarca de Ibirama
Conteúdo: Assessoria de Imprensa/NCI
Responsável: Ângelo Medeiros - Reg. Prof.: SC00445(JP)

Copiar o link desta notícia.