Voltar Simulação de incêndio na UPC atrai atenção e mostra socorristas preparados para a ação

Uma movimentação anormal atraiu a atenção de curiosos que passavam pela rua Presidente Coutinho, área central da capital, no início da tarde da última terça-feira (5/9). De repente, um caminhão do corpo de bombeiros estacionou defronte a um prédio e para seu interior acorreram socorristas que logo acionaram os alarmes e providenciaram a evacuação da edificação, pertencente ao Poder Judiciário de Santa Catarina.

Incêndio, vítimas, perdas materiais... As dúvidas foram logo dissipadas com a informação de que se tratava de uma operação simulada de combate a incêndio na Unidade Presidente Coutinho (UPC), um dos anexos do TJSC em Florianópolis, em exercício que marcou o término da capacitação na modalidade prática da primeira turma do Programa de Capacitação e Educação Continuada em Prevenção de Acidentes no Ambiente de Trabalho e Formação das Brigadas de Incêndio no Poder Judiciário, uma parceria entre o TJSC e o Corpo de Bombeiros Militar.

Bombeiros e servidores.
 

O simulado envolveu brigadistas da edificação, após vencerem etapas teóricas e práticas sobre combate a incêndios, evacuação e atendimento pré-hospitalar com 16 servidores, além de integrantes da Assessoria do Corpo de Bombeiros (ACBM). O trabalho contou com um caminhão de combate a incêndios autobomba tanque e resgate.

O programa tem foco na melhoria das condições de trabalho e segurança, na preservação da vida e do patrimônio e na ampliação das ações de prevenção contra incêndio e pânico, com vistas na adequação às leis de segurança contra incêndios.

O diretor-executivo da Academia Judicial (AJ), desembargador Luiz Antônio Zanini Fornerolli, fez questão de estar presente no simulado. “É um grande desafio montarmos todos os cursos semipresenciais, com fase EaD (educação a distância) e presencial (aulas práticas), pioneiro e que abrangerá todas as comarcas com a participação da ACBM no TJSC”, destacou.

Bombeiros e servidores em frente a caminhão dos bombeiros.
 

Na solenidade, o chefe da ACBM, coronel BM Deivid Nivaldo Vidal, explicou a importância de o TJSC ter uma brigada de incêndio, pois uma edificação bem protegida é um exemplo a ser seguido. Ele parabenizou o presidente do TJSC pela iniciativa. "Nosso desejo é que os brigadistas nunca sejam acionados, mas, se necessário, que estejam preparados", completou.

A AJ está com inscrições abertas para o programa até 10 de setembro: uma turma para o Nível I, na modalidade a distância, e seis turmas destinadas ao Nível II, na modalidade presencial.

Veja o vídeo de divulgação dos cursos.

Imagens: Divulgação/ACBM
Conteúdo: Assessoria de Imprensa/NCI
Responsável: Ângelo Medeiros - Reg. Prof.: SC00445(JP)

Copiar o link desta notícia.