Voltar Solenidade de inauguração única amplia estrutura na comarca de Jaraguá do Sul

Comarca recebeu 2ª Vara Criminal e Cejusc

O presidente do Tribunal de Justiça, desembargador Nelson Schaefer Martins, instalou na manhã desta terça-feira (7/7), em solenidade única, a 2ª Vara Criminal e o Centro Judiciário de Solução de Conflitos (Cejusc) da comarca de Jaraguá do Sul. A nova unidade, criada por lei de 2010, foi agora efetivada após a junção de esforços entre a administração do Poder Judiciário e diversos segmentos da sociedade jaraguaense.

O juiz Rafael Maas dos Anjos, em nome dos magistrados locais, externou a satisfação geral com as novas conquistas, condizentes com as necessidades dos mais de 170 mil habitantes residentes em Jaraguá do Sul e Corupá, integrantes da comarca. O juiz, que chegou ao norte do Estado em 2005, viu nesses 10 anos a estrutura judicial mais que dobrar. "Quando cheguei a Jaraguá tínhamos três varas; hoje alcançamos sete unidades", numerou.

A 2ª Vara Criminal, como lembrou o próprio presidente do TJ, além de duplicar a capacidade de atendimento aos feitos da área penal, faz também surgir um Juizado Especial totalmente voltado para as matérias da área civil. Isso porque o Juizado Especial até então existente acumulava as competências cível e criminal. A nova unidade, de qualquer forma, inicia seus trabalhos com pouco mais de quatro mil processos em acervo. Já o Cejusc passa agora a prestar serviços diretamente no Fórum da comarca. Criado em 2012, o centro oferecia seus serviços no campus da Faculdade Católica de Jaraguá do Sul. Desde hoje, contudo, passa a atender ao público na própria sede da comarca.

O desembargador Jaime Ramos, coordenador estadual dos Juizados Especiais e Programas Alternativos de Solução de Conflitos, e a juíza de direito de 2º grau Cinthia Beatriz da Silva Bittencourt Schaefer, subcoordenadora dos Programas Alternativos de Solução de Conflitos, prestigiaram a solenidade. A juíza Cândida Ines Zoellner, diretora do Foro, ao final da solenidade promoveu a entrega da obra "O Senhor do Vale e as Etnias" ao presidente do TJ. Na sequência, magistrados e autoridades locais foram conhecer de perto as novas instalações da 2ª Vara Criminal e do Cejusc.

Imagens: Ângelo Medeiros e Gustavo Falluh / Assessoria de imprensa do TJSC
Conteúdo: Américo Wisbeck, Ângelo Medeiros, Daniela Pacheco Costa, Maria Fernanda Martins e Sandra de Araujo
Responsável: Ângelo Medeiros - Reg. Prof.: SC00445(JP)

Copiar o link desta notícia.