Voltar TCE/SC e Corpo de Bombeiros fazem simulação de incêndio nesta quarta-feira, em Florianópolis

O Tribunal de Justiça de Santa Catarina (TJSC) comunica, especialmente aos magistrados e servidores que trabalham no prédio do TJ e nos fóruns Rid Silva e Eduardo Luz, que nesta quarta-feira (8/2), a partir das 16h30, o Tribunal de Contas de Santa Catarina (TCE/SC), em conjunto com o Corpo de Bombeiros, vai realizar uma simulação de incêndio na sede da instituição. O aviso tem como propósito evitar pânico ou alertas desnecessários para o Corpo de Bombeiros por conta da operação.

A simulação tem por objetivo preparar os servidores e colaboradores para uma rápida e eficiente desocupação das dependências do TCE/SC, como se realmente estivesse acontecendo um incêndio, e também para um atendimento pré-hospitalar de qualidade e combate e contenção de início de fogo por parte dos brigadistas.

De acordo com o subtenente do Corpo de Bombeiros de Santa Catarina, Jacymir Santos de Oliveira, que também faz o acompanhamento da Assessoria Militar do TCE/SC e coordenará toda a ação, o simulado é uma exigência da lei de segurança contra incêndio para todas as brigadas ativas. “É com esse exercício que qualificamos e verificamos as necessidades de melhoria nos sistemas de prevenção contra incêndio e temos uma projeção do tempo de abandono da edificação por todos os seus ocupantes”, esclareceu.

O espaço físico da Corte é composto de três blocos: um edifício com 16 andares e dois com quatro andares cada, onde trabalham cerca de 500 servidores. No momento da simulação, todas as pessoas que estiverem nesses ambientes deverão participar da atividade.

O treinamento inicia às 16h30, com o acionamento do alarme de incêndio e o abandono das dependências do prédio. Nesse instante, policiais militares irão fechar com cones os acessos à rua Engenheiro Newton Valente da Costa. 

Seguindo a orientação dos brigadistas, todas as pessoas que estiverem dentro do Tribunal deverão deixar o local e se deslocar para a calçada em frente ao TCE/SC. Para quem estiver no edifício principal, a descida deve ser feita pelas escadas enclausuradas, uma vez que os elevadores estarão desligados.

A ação simulará salvamento de pessoa com queimadura no ático, com retirada da vítima pelo helicóptero Arcanjo; atendimento e remoção de vítima de queda em escada e com fratura de membro inferior, no segundo pavimento do bloco B; atendimento e retirada de vítima por sistema de cordas ou escada mecânica, no oitavo andar do edifício principal; combate a princípio de incêndio nos pilotis; e retirada de vítima apresentando mal súbito no bloco A.

A previsão é que toda a ação termine até as 17 horas, quando, então, os servidores e os colaboradores do TCE/SC poderão retornar ao prédio. Com informações da Assessoria de Imprensa do TCE/SC

Conteúdo: Assessoria de Imprensa/NCI
Responsável: Ângelo Medeiros - Reg. Prof.: SC00445(JP)

Copiar o link desta notícia.