Voltar Tecnologia aplicada ao Poder Judiciário é tema de Fórum Nacional em Florianópolis

A gestão e a aplicação da tecnologia a processos judiciais é o mote do 3º Fórum Nacional de Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC), cuja solenidade de abertura, ocorrida no início desta tarde (26/11) nas dependências do Hotel Majestic, na Capital, foi comandada pelo desembargador Jorge Henrique Schaefer Martins, presidente do Conselho Gestor de Tecnologia da Informação da Corte catarinense. O evento segue até amanhã (27).

Também participaram do início do concorrido Fórum, como membros da mesa, o promotor de justiça Henrique Laus Aieta, integrante do Ministério Público do Estado (MPSC); o presidente do Centro de Informática e Automação do Estado de Santa Catarina (Ciasc), Roberto Amaral;  e César D'Ávila Winkler, presidente da Comissão de Assuntos Jurídicos da OAB/SC.

Jorge Henrique, no pronunciamento inaugural, destacou o pioneirismo do TJ quando o assunto é informática. Lembrou que, há duas décadas, o desembargador aposentado Napoleão Xavier do Amarante, "um visionário", deflagrou a mudança irreversível para a sistematização tecnológica a fim de agilizar o trâmite, com os resultados que vemos hoje.

Enalteceu a forma conjunta com que as iniciativas e aprimoramentos na área de tecnologia da informação são introduzidos no setor público, referindo-se ao interesse do MPSC, Ciasc e OAB, entre outros, notadamente nas áreas mais sensíveis aos cidadãos. No caso do Judiciário, observou, o foco é na melhoria da prestação jurisdicional. O magistrado concluiu dizendo que tecnologia pressupõe mudança, dinamismo e evolução ininterrupta.

Como exemplo, o desembargador citou a chegada, para breve, do processo eletrônico nos dois graus de jurisdição. O encontro foi prestigiado pelos magistrados Alexandre Dobrowolski Neto, Dinart Francisco Machado, Paulo Roberto Toniazzo, Cláudio Régis de Figueiredo e Silva e Luiz Felipe Canever, além de servidores do TJ, MPSC e outros convidados. Governança em tecnologia da informação, com foco na otimização dos trabalhos judiciários; novo CPC; escritório digital e tendências tecnológicas são temas que estarão entre os debatidos no Fórum.

 

Imagens: Kiko Wisbeck/Assessoria de Imprensa TJSC
Conteúdo: Américo Wisbeck, Ângelo Medeiros, Daniela Pacheco Costa e Sandra de Araujo
Responsável: Ângelo Medeiros - Reg. Prof.: SC00445(JP)

Copiar o link desta notícia.