Voltar TJ anuncia intenção de levar PIDs para todas as cidades que não sediam comarca em SC

O presidente do Tribunal de Justiça, desembargador João Henrique Blasi, anunciou nesta tarde (17/7), ao instalar o segundo Ponto de Inclusão Digital (PID) do programa Justiça Mais Perto, na Casa da Cidadania de Nova Trento, que a intenção do Judiciário é levar essas unidades para todos os municípios catarinenses que não são sede de comarca no Estado. Santa Catarina tem 295 municípios, e 112 abrigam comarcas. Remanescem, portanto, 183 cidades.

Instalação do segundo Ponto de Inclusão Digital (PID) do programa Justiça Mais Perto, na Casa da Cidadania de Nova Trento.
 

“A intenção com a instalação dos PIDs é deixar nossos serviços mais próximos dos cidadãos, torná-los mais efetivos e ágeis”, justificou Blasi. O prefeito de Nova Trento, Tiago Dalsasso, demonstrou satisfação com a nova função assumida pela Casa da Cidadania local, principalmente por facilitar a vida do cidadão até então excluído do mundo virtual. “É mais um serviço oferecido para a população, principalmente para aquelas pessoas que não têm acesso à internet”, afirmou.


 

A iniciativa segue recomendação do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) e tem por objetivo atender os excluídos digitais e maximizar o acesso à Justiça com a maior eficiência possível, em cidades que não sediam comarca, para a realização de atos processuais e atendimento por meio do Balcão Virtual sem necessidade de deslocamento físico das partes. A juíza Maria Augusta Tridapalli, diretora da comarca de São João Batista, destacou que, mais do que uma sala, a instalação do PID é um ato de aproximação da Justiça com a sociedade.

Assinatura de documento.
 

O desembargador do Trabalho Amarildo Carlos de Lima, que representou o Tribunal Regional do Trabalho (TRT-SC), parceiro que também se valerá da estrutura montada pelo TJ, aproveitou sua fala para dizer da honra que significa estar presente e poder participar da implantação do PID, “verdadeira e importante ferramenta de cidadania”. Para fechar o dia histórico da implantação dos primeiros pontos de inclusão digital em Santa Catarina, a comitiva do TJ encerrou a tarde na Casa da Cidadania de Canelinha.

Imagens: Divulgação/TJSC
Conteúdo: Assessoria de Imprensa/NCI
Responsável: Ângelo Medeiros - Reg. Prof.: SC00445(JP)

Copiar o link desta notícia.