Voltar TJ apoia maratona de 52 horas que buscará solução inovadora para "dores" da Justiça

O Tribunal de Justiça prestará apoio institucional para a realização do Lawtech Floripa 2018, maratona de desenvolvimento de softwares, com duração de 52 horas, que acontecerá de 6 a 8 de julho deste ano na sede do Sebrae-SC, na capital. Surgido nos Estados Unidos ao final da década de 1990 e batizado como "Hackathon", o evento reúne pessoas empreendedoras, apaixonadas por tecnologia, para uma maratona de programação, prototipagem e colaboração. Por via de regra, empresas e instituições apontam problemas em suas estruturas e lançam o desafio para que equipes busquem soluções a partir de criatividade e tecnologia.

A dinâmica do evento, na capital, será a seguinte: três instituições privadas e uma instituição pública, que será o Tribunal de Justiça, indicarão uma "dor" a ser tratada pelos participantes do evento, ou seja, um problema a ser solucionado por ideias inovadoras, disruptivas e que apliquem novas tecnologias como Inteligência Artificial, Blockchain, SmartContracts e Big Data. Além de eleger uma dor a ser tratada no evento, o TJ indicará três mentores que orientarão as equipes durante a maratona e também um jurado que comporá a comissão julgadora. A equipe vencedora será incubada no TJ e terá sua solução inovadora incorporada às atividades institucionais do Poder Judiciário catarinense.

Poderão participar do evento equipes multidisciplinares de até seis pessoas (com, no mínimo, dois programadores e um integrante da área do direito). Os concorrentes não precisam ter formação na área da tecnologia da informação, pois quanto maior a diversidade de conhecimento em relação ao negócio da Justiça, mais inovadoras serão as soluções apresentadas. Servidores do Judiciário, com incentivo da própria DTI, também podem participar e se inscrever no evento pelo endereço https://www.facebook.com/lawtechfloripa18/. As maratonas de "Hackathon" representam uma dinâmica de inovação aberta cada vez mais utilizada por diversas empresas e órgãos públicos, aplicada também em outras áreas do conhecimento. Esse tipo de encontro, segundo seus organizadores, é uma grande oportunidade de valorizar talentos e gerar propostas novas.

Imagens: Divulgação/Lawtech Floripa 2018
Conteúdo: Assessoria de Imprensa/NCI
Responsável: Ângelo Medeiros - Reg. Prof.: SC00445(JP)

Copiar o link desta notícia.