Voltar TJ apoia política de segurança do Estado com doação de verbas para a Polícia Militar

O Tribunal de Justiça oficializou nesta manhã (4/5), durante a solenidade do 183º aniversário da Polícia Militar, a doação de R$ 6,2 milhões para que a instituição possa implantar o projeto de câmaras corporais individuais em todas as guarnições que prestam serviço de campo em Santa Catarina.

A verba, oriunda das transações penais e penas pecuniárias aplicadas nas comarcas do Estado, servirá para a aquisição de duas mil câmaras e colocará a PM na condição de vanguarda entre as demais corporações de todo o continente sul-americano.

"Resolvemos apoiar este projeto porque ele só traz benefícios aos envolvidos: aos bons policiais, cuja atuação será devidamente registrada; ao cidadão, que terá a garantia de abordagens cada vez mais técnicas e profissionais; e ao juiz, cuja decisão se dará com base em fatos concretos, amparados visualmente", anotou o desembargador Rodrigo Collaço, presidente do Tribunal de Justiça. O alvará com a liberação dos recursos foi assinado pelo desembargador Henry Petry Junior, corregedor-geral de Justiça.

"As câmaras nos levarão a um novo patamar de legitimidade junto à sociedade", comentou o coronel Araújo Gomes, comandante da Polícia Militar, bastante agradecido com o presente que a instituição recebeu justamente no dia de seu aniversário. O governador Eduardo Pinho Moreira, também presente ao ato, acrescentou que a tecnologia e a inovação são sempre bem-vindas, especialmente quando utilizadas para o bem. Ele destacou a participação do Poder Judiciário no desafio de combater a criminalidade e assegurar a segurança pública da coletividade.

"O Estado é representado por seus Poderes, cada qual com suas competências, mas a responsabilidade com o problema da segurança pública deve nos unir em prol da sociedade", afirmou Collaço. Segundo a Polícia Militar, com os recursos agora garantidos, a efetiva implantação do projeto deve ocorrer em cinco meses. Isso porque haverá necessidade de licitação para a aquisição dos equipamentos e prazo para sua entrega - mais elástico por conta da quantidade.

A polícia de Washington, capital americana, opera seu sistema com 1,8 mil câmaras. Os desembargadores Moacyr de Moraes Lima Filho, vice-presidente do TJ, e Roberto Lucas Pacheco, vice-corregedor-geral, também acompanharam a solenidade do repasse de verbas, realizada no auditório do Centro de Ensino da Polícia Militar, no bairro da Trindade, na capital. 

Imagens: Ângelo Medeiros/Assessoria de Imprensa TJSC
Conteúdo: Américo Wisbeck, Ângelo Medeiros, Daniela Pacheco Costa e Sandra de Araujo
Responsável: Ângelo Medeiros - Reg. Prof.: SC00445(JP)

Copiar o link desta notícia.