Voltar TJ colabora para nota A de SC no Ranking da Qualidade de Informação Contábil e Fiscal

A informação objetiva e transparente ofertada pela Diretoria de Orçamento e Finanças (DOF), do Tribunal de Justiça de Santa Catarina (TJSC), contribuiu para o Estado garantir nota A no Ranking da Qualidade da Informação Contábil e Fiscal do Siconfi (Sistema de Informações Contábeis e Fiscais do Setor Público Brasileiro). O objetivo do Ranking Siconfi, que é uma publicação da Secretaria do Tesouro Nacional (STN), é avaliar a qualidade da informação e a consistência dos relatórios e demonstrativos contábeis e fiscais disponibilizados por todas as unidades da Federação.

Santa Catarina foi avaliado com a quarta melhor classificação do Brasil, com 129.78 pontos, o que representa 97,6% de acertos nas verificações. “Atualmente, o Tribunal de Justiça é referência pela forma como desenvolve a contabilidade, pelos sistemas de tecnologia empregados e pela qualidade das informações. Pensando no cidadão catarinense, nos gestores e órgãos fiscalizadores, nossa prioridade tem sido a excelência das informações, objetivas e transparentes. Contadores de outros órgãos também utilizam nossos demonstrativos contábeis e fiscais como fonte de pesquisa e orientação”, anotou a chefe da Divisão de Contabilidade, Ellen White Baiense Concenço.

O Siconfi é uma plataforma que tem se tornado cada vez mais importante para a gestão e a transparência das finanças públicas no país. Por meio dele, os estados e o Distrito Federal enviam as informações contábeis e fiscais, e fornecem uma visão abrangente e atualizada de suas condições financeiras. Das quatro dimensões de avaliação do ranking, Santa Catarina obteve pontuação máxima em duas: informações fiscais apresentadas e cruzamento entre os dados contábeis e fiscais.

“A forma como o Poder Judiciário, ao longo dos anos, vem priorizando a qualidade da sua contabilidade contribuiu fortemente para essa conquista. A Diretoria de Orçamento e Finanças é a grande responsável por incentivar e possibilitar o aperfeiçoamento contínuo da equipe, formada por especialistas e mestres. Como chefe da Divisão de Contabilidade, não posso deixar de agradecer a dedicação dos nossos colaboradores e o apoio dos gestores, sobretudo do diretor da DOF, DGA (Diretoria-Geral Administrativa) e Presidência. Somente o trabalho de uma equipe que atua com responsabilidade pode resultar em sucesso e orgulho do dever cumprido”, completou Ellen White.

Consulte o ranking completo.

Imagens: Divulgação/TJSC
Conteúdo: Assessoria de Imprensa/NCI
Responsável: Ângelo Medeiros - Reg. Prof.: SC00445(JP)

Copiar o link desta notícia.