Voltar TJ e IFSC iniciam tratativas para oferecer vagas em cursos aos jovens do PNC

Reunião TJ e IFSC.
 

Encontro realizado na tarde desta terça-feira, dia 21, no auditório Thereza Tang, serviu para que representantes do Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC) e da Coordenadoria Estadual da Infância e Juventude (CEIJ), do Tribunal de Justiça de Santa Catarina (TJSC), pudessem estreitar relações. O assunto em pauta foi o Programa Novos Caminhos (PNC) e possíveis parcerias para ensino aos adolescentes atendidos pela iniciativa.

A reunião contou com a presença de diretores do IFSC na Grande Florianópolis, além de assessores e do pró-reitor de Extensão e Relações Externas (Proex) do IFSC, Valter Vander de Oliveira. A secretária da CEIJ, Lilian da Silva Domingues, apresentou os números e principais dados do Novos Caminhos aos presentes. O coordenador da CEIJ, desembargador Álvaro Luiz Pereira de Andrade, deu boas-vindas aos visitantes, apresentando um histórico do PNC e dos seus desafios.

"O Novos Caminhos atende crianças em situação de risco decorrente de omissões da sociedade, da família e do Estado. O Poder Judiciário é chamado para restabelecer os direitos violados e, por vezes, não resta outra alternativa a não ser colocar esse adolescente em situação de acolhimento institucional. Por isso é tão importante que eles tenham oportunidades e alternativas de aprendizado", enfatizou.

Reunião TJ e IFSC.
 

Já o desembargador Sérgio Izidoro Heil, vice-coordenador da CEIJ, reforçou a defesa da causa de nossas crianças e adolescentes e os avanços do PNC. "Hoje o Novos Caminhos está sendo nacionalizado. Já chegamos a Manaus (AM) e Belém (PA), e o Judiciário de outros estados, como Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Bahia e Tocantins, também está se associando a esse trabalho que realizamos há dez anos aqui", lembrou.

Por sua vez, a juíza da Infância e Juventude da comarca de São José, Ana Cristina Borba Alves, destacou o potencial do programa, que é altamente inclusivo, contemplando também adolescentes com déficit cognitivo. "Temos uma grande demanda por bolsas de estudo, por exemplo. Acredito que uma ajuda do IFSC nesse sentido seria de grande importância", explicou.

Nelson Matheus Hubner Frederico, estudante do Instituto Federal e uma das referências entre as crianças e adolescentes atendidos pelo PNC, acredita que os participantes poderão ter acesso aos cursos da instituição por meio de políticas afirmativas. Alem da diversidade de cursos de qualificaçãoe profissionalização, há um mundo de possibilidades, como os intercâmbios, e por isto há uma sintonia entre o que o Instituto oferece e o que os adolescentes atendidos pelo programa necessitam", afirmou.

O pró-reitor de Extensão do IFSC se mostrou impressionado com o trabalho e os resultados desenvolvidos com o Novos Caminhos. "Temos uma identidade muito forte com esse tipo de abordagem. Será preciso ver como e de que forma podemos fazer essa parceria, e como isso vai ser estruturado. Mas, a partir desse encontro, estamos trilhando um 'Novo Caminho'", complementou, parafraseando o nome da iniciativa.

O Programa 

O Programa Novos Caminhos é um projeto social que atua na oferta de serviços de educação, saúde e articulação para a empregabilidade de jovens que vivem nas casas de acolhimento do Estado. Oferece aos maiores de 14 anos cursos de profissionalização e articula vagas no mercado de trabalho. Aos menores de 14, prevê ações de saúde, bem-estar e educação de contraturno. O objetivo é estimular a cidadania e a autonomia financeira.

O Programa Novos Caminhos é uma iniciativa da Coordenadoria Estadual da Infância e da Juventude (CEIJ) do Tribunal de Justiça de Santa Catarina, juntamente com a Associação dos Magistrados Catarinenses (AMC) e com a Federação das Indústrias do Estado de Santa Catarina (FIESC). Atualmente, também integram o Programa a Ordem dos Advogados do Brasil de Santa Catarina (OABSC), o Ministério Público de Santa Catarina (MPSC), a Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo de Santa Catarina (Fecomércio), a Associação Catarinense de Medicina (ACM) e a Fundação de Estudos Superiores de Administração e Gerência (FESAG).

Em 2022, mais três novas instituições passam a apoiar esse projeto: a Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Santa Catarina - FAESC, por meio do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural - SENAR - Administração Regional de Santa Catarina; o Centro de Integração Empresa-Escola do Estado de Santa Catarina – CIEE /SC e o Serviço Social do Comércio - SESC/Fecomércio.

Conteúdo: Assessoria de Imprensa/NCI
Responsável: Ângelo Medeiros - Reg. Prof.: SC00445(JP)

Copiar o link desta notícia.