Voltar TJ empossa Ana Lia Barbosa Moura Vieira Lisboa Carneiro no cargo de desembargadora

O Tribunal de Justiça de Santa Catarina (TJSC) empossou na tarde desta quinta-feira (17/12) a magistrada Ana Lia Barbosa Moura Vieira Lisboa Carneiro no cargo de desembargadora. Ela passa a ocupar a vaga aberta com a aposentadoria do desembargador Henry Petry Júnior. A nova desembargadora foi escolhida de forma unânime pelos integrantes do Pleno do TJ, em sessão administrativa realizada no dia 18 de novembro.

O ato solene de posse ocorreu na presença de um pequeno grupo de pessoas no Salão Nobre da Presidência do TJSC, com o acompanhamento e a inclusão de participantes por meio de uma sala virtual. Coube à desembargadora Janice Goulart Garcia Ubialli, por videoconferência, fazer as saudações à mais recente integrante da Corte. "A atuação judicial da desembargadora Ana Lia ultrapassa sentenças e processos. Tanto que ela foi agraciada com o título de cidadã-honorária criciumense. Também por sua zelosa atuação na região Sul do Estado, da qual sou egressa, a desembargadora Ana Lia se notabilizou em sua trajetória pela defesa da causa de proteção aos animais e por sua excepcional atuação à frente das Casas da Cidadania de Siderópolis e Nova Veneza. O zelo, o afeto e o carinho, como se vê, são atributos que perpassam toda a vida da desembargadora Ana Lia", anunciou Janice.

Ao tomar posse, a nova desembargadora manifestou sua gratidão especial aos pais, já falecidos, às filhas e genros, além dos servidores e companheiros de trabalho. "Em minha trajetória na magistratura de primeiro grau, pautei minha atuação pelo absoluto respeito à classe da advocacia, aos membros do Ministério Público e, fundamentalmente, às partes que chegam a nós com a esperança de ver seus direitos atendidos. Analisei todos os processos com humanidade. E, por entender que a justiça tardia falha com seu objetivo maior, que é a harmonização social, procurei prestá-la com agilidade e eficácia. Isto devo, sem dúvida, ao fato de ter sido sempre abençoada e cercada por servidores e assessores íntegros, responsáveis e comprometidos", declarou.

O presidente do Poder Judiciário de Santa Catarina (PJSC), desembargador Ricardo Roesler, observou que a cerimônia de entrega da medalha e do diploma da Ordem do Mérito Judiciário Catarinense, tradicional nas sessões solenes de posse, deverá ser realizada em momento oportuno, quando superada a situação de excepcionalidade por conta da pandemia da Covid-19. Antes de encerrar o ato, Roesler congratulou a desembargadora recém-empossada por sua trajetória. "Muito obrigado, desembargadora Ana Lia, pelo exemplo de magistrada, pelo exemplo de sua carreira e pelo muito que poderá fazer aqui. Seja muito feliz aqui, seja muito bem-vinda. O Poder Judiciário de Santa Catarina, através dos colegas aqui presentes, lhe abraça", declarou.

Ana Lia é natural de Santana do Livramento-RS. Ingressou na magistratura catarinense em 22 de maio de 1989 e já conta 31 anos de atuação no Judiciário de Santa Catarina. Atuou nas comarcas de Urubici, Sombrio e Urussanga e, desde 2011, era titular da Vara do Juizado Especial Cível de Criciúma.

Também acompanharam a sessão o 1º vice-presidente do PJSC, desembargador João Henrique Blasi; a corregedora-geral da Justiça, desembargadora Soraya Nunes Lins; e o desembargador Dinart Francisco (corregedor-geral do Foro Extrajudicial), além dos desembargadores Rogério Mariano do Nascimento, Roberto Lucas Pacheco e Altamiro de Oliveira. Participaram, ainda, o juiz Vitoraldo Bridi (1º vice-presidente da Associação dos Magistrados Catarinenses), a desembargadora federal do Trabalho Carmen Izabel Centena Gonzalez (presidente do TRT-4), Acélio Casagrande (secretário da Saúde de Criciúma), o juiz Lírio Hoffmann Júnior, os advogados Ana Celeste Ghislandi de Souza, Haroldo Bez Batti e Miriam Pinto Schelp, e familiares da desembargadora Ana Lia.

Imagens: Paulo Moreno
Conteúdo: Assessoria de Imprensa/NCI
Responsável: Ângelo Medeiros - Reg. Prof.: SC00445(JP)

Copiar o link desta notícia.