Voltar TJ, Fiesc e AMC comemoram inserção de 63 jovens abrigados no mundo do trabalho em SC

O desembargador Sérgio Izidoro Heil, que se despede da Coordenadoria Estadual da Infância e Juventude (Ceij) do Tribunal de Justiça de Santa Catarina no final do mês, quando assumirá como 2º vice-presidente da nova gestão, tem números para apresentar e motivos para comemorar sua passagem por aquele órgão. O principal deles pode ser traduzido na inserção de 63 adolescentes, egressos de serviços de acolhimento no Estado, no mundo do trabalho. Fruto da parceria entre Tribunal de Justiça, Federação das Indústrias do Estado de Santa Catarina - Fiesc e Associação de Magistrados Catarinenses - AMC, o Programa Novos Caminhos tem justamente como grande diferencial seu compromisso com a inserção dos adolescentes no mundo do trabalho. Seu objetivo é qualificar e profissionalizar adolescentes com idade a partir de 14 anos e que estão ou passaram por situação de acolhimento.

"O Programa Novos Caminhos quebra o paradigma, pois capacita e permite que os jovens tenham uma vida e um futuro melhor", repete o desembargador Heil sempre que se manifesta sobre a iniciativa. Entusiasmo que é compartilhado com os demais parceiros do programa. "Queremos mostrar que o jovem e a criança têm valor, independentemente de sua condição, que precisa ser respeitada. Nosso propósito é ajudá-los a ter consciência do seu valor e da sua importância para a sociedade", diz Glauco José Côrte, presidente da Fiesc. O juiz Odson Cardoso Filho, presidente da AMC, concorda e acrescenta: "É dever da sociedade e das instituições trazer esperança e oportunidades a esses adolescentes".

Todos participaram, em novembro de 2015, da formatura geral dos jovens, em evento realizado na praia do Campeche, no sul da Ilha. Cerca de 150 adolescentes puderam estar presentes. A dinâmica do programa privilegia a capacitação. A formação profissional é oferecida em duas etapas pelo Sistema Fiesc, por meio do Instituto Euvaldo Lodi - IEL, do Serviço Social da Indústria - Sesi e do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial - Senai. Na primeira etapa do programa são realizados cursos do IEL, Sesi e Senai em 24 encontros de quatro horas presenciais.

Na segunda etapa os adolescentes podem realizar cursos de qualificação profissional, técnicos e de aprendizagem industrial do Senai, e de Educação de Adolescentes e Adultos - EJA do Sesi. O adolescente é convidado a conhecer o programa através do que se denomina aula inaugural, depois é encaminhado a uma de suas etapas. Poderá participar concomitantemente das duas etapas, desde que concilie as atividades dos cursos com seus demais compromissos.

Ao término dos cursos, recebe certificação. Durante o processo de capacitação e qualificação, o jovem recebe acompanhamento individualizado de modo a possibilitar, ao seu tempo, a inserção no mundo do trabalho e, consequentemente, sua autonomia. Para a efetivação do programa são realizadas videoconferências e reuniões técnicas entre todos os responsáveis pela execução. Estabeleceu-se ainda um fluxograma geral de operacionalização e um fluxo de comunicação entre os interlocutores.

As ações iniciaram-se no ano de 2013, por meio de projeto piloto na comarca de Chapecó. No decorrer de 2014, o programa foi implantado nas comarcas de Blumenau, São Miguel do Oeste, Itajaí, Florianópolis, Jaraguá do Sul, Criciúma, e Joinville, denominadas comarcas polos. Em 2015 o programa expandiu-se para mais quatro comarcas polos: Tubarão, Brusque, Lages e Rio do Sul, totalizando o atendimento em 94 das 111 comarcas do Estado.

Até o presente momento, 426 adolescentes foram incluídos no programa; deste universo, 63 foram inseridos no mundo do trabalho. Neste ano, a Ordem dos Advogados do Brasil (OAB-SC) estará engajada no programa. Existe ainda previsão, também para este ano, de ampliação do programa para outras três comarcas polos (Joaçaba, Caçador e Concórdia). A principal meta é atender todos os adolescentes em serviços de acolhimento do Estado.  

Imagens: Divulgação/Fiesc- Heraldo Carnieri
Conteúdo: Américo Wisbeck, Ângelo Medeiros, Daniela Pacheco Costa e Sandra de Araujo
Responsável: Ângelo Medeiros - Reg. Prof.: SC00445(JP)

Copiar o link desta notícia.