TJ homenageia ex-dirigentes e desembargadores aposentados em sessão extraordinária - Imprensa - Poder Judiciário de Santa Catarina

Notícias

Voltar TJ homenageia ex-dirigentes e desembargadores aposentados em sessão extraordinária
30 Outubro 2018 | 11h22min

O desembargador José Antônio Torres Marques, ex-presidente do Tribunal de Justiça de Santa Catarina (TJSC), e o desembargador Ricardo Orofino da Luz Fontes, ex-corregedor-geral, foram homenageados nesta segunda-feira (29) em sessão extraordinária do Tribunal Pleno, em Florianópolis. Os retratos dos magistrados foram colocados em suas respectivas galerias. A sessão, sob o comando do presidente do TJ, desembargador Rodrigo Collaço, foi bastante prestigiada por servidores, magistrados e familiares.

O presidente do Judiciário catarinense fez um reconhecimento público pelo trabalho do desembargador José Antônio Torres Marques à frente do Tribunal. "O desembargador Torres foi o presidente do Tribunal de Justiça em um dos momentos econômicos mais difíceis da nossa história. Momento em que a arrecadação pública caiu vertiginosamente. Foram tempos muito difíceis e o Tribunal soube atravessar as dificuldades sem causar nenhum tipo de sobressalto. Recebemos o Tribunal em ordem, com as contas em dia e organizado. Por isso e muito mais, tenho orgulho de anunciar que o desembargador Torres entra para a história do Tribunal", comentou o desembargador Rodrigo Collaço.

De 2016 a 2018, o desembargador Torres Marques foi o presidente do TJSC. Ele ingressou no Judiciário catarinense em maio de 1983, quando realizou um sonho iniciado no curso de Direito. São mais de 35 anos de magistratura, que garantiram o título de Cidadão Catarinense ao desembargador.

"Tive o privilégio de me deslocar por todos os rincões deste Estado e de conhecer a diversidade e a riqueza cultural que formam a sociedade catarinense. Aprendi sobre os costumes, os hábitos, as tradições e o folclore do povo barriga-verde. Ouvi diversas histórias e vivenciei momentos inesquecíveis, permeados de alegria que vem à tona neste momento que muito me comove. Recebi com muita honradez os votos de confiança dos meus pares para assumir a presidência do Tribunal de Justiça e, por isso, neste momento agradeço a todos que contribuíram para o fortalecimento do Judiciário catarinense, aos servidores e a meus familiares", disse o desembargador Torres Marques, que fez o descerramento do seu retrato na Galeria dos Presidentes, no hall de entrada do TJSC.

Ato contínuo, a corte deslocou-se até a Galeria dos Corregedores, no 11º andar da Torre I do TJSC, para que o corregedor-geral, desembargador Henry Petry Junior, prestasse homenagem ao desembargador Ricardo Orofino da Luz Fontes. "O trabalho desenvolvido pelo desembargador Ricardo e sua equipe proporcionou o avanço desta corregedoria no âmbito nacional. Uma de suas tantas iniciativas permitiu que a Corregedoria-Geral da Justiça tirasse o Estado da penúltima colocação do CNJ (Conselho Nacional de Justiça) para o honroso 8º lugar", afirmou.

Para o desembargador Ricardo Orofino da Luz Fontes, a homenagem é protocolar mas sempre emociona. "É o coroamento de uma carreira, e com a colocação da foto na galeria a gente imortaliza o trabalho que foi realizado. Os colegas que trabalharam comigo não podem ser esquecidos, como o desembargador Salim", destacou.

Para comemorar décadas de serviços prestados ao Judiciário catarinense, o desembargador Cláudio Valdyr Helfenstein e a juíza Tânia Regina Vieira Luiz foram homenageados durante a sessão extraordinária do Tribunal Pleno realizada nesta segunda-feira (29), em Florianópolis. Os dois magistrados aposentaram-se no segundo semestre deste ano e, agora, devem se dedicar exclusivamente à família. Coube ao desembargador Antônio Zoldan da Veiga falar em nome do Tribunal de Justiça de Santa Catarina, na sessão comandada pelo presidente do Tribunal, desembargador Rodrigo Collaço.
 
Em sua primeira manifestação numa sessão do Tribunal Pleno, o desembargador Antônio Zoldan da Veiga lembrou seu início na magistratura ao lado da juíza Tânia Regina, em Tubarão, no ano de 1993. "Precisei refletir sobre as palavras ditas neste momento. Serão palavras de reconhecimento e de gratidão para celebrar este momento da vida de vocês dois, que são colegas dedicadíssimos na missão que abraçaram. Cláudio e Tânia, vocês dois estão de parabéns pelos serviços prestados na solução dos conflitos na Justiça de Santa Catarina", afirma.
 
O desembargador Cláudio Valdyr Helfenstein ingressou na magistratura em 1987. Ele trabalhou nas comarcas de Lages, Pinhalzinho, Maravilha, São Miguel do Oeste, Brusque e Capital. O magistrado foi promovido ao cargo de desembargador em 2009, onde passou a integrar a 5ª Câmara Comercial do Tribunal de Justiça.
 
"Quando nos aposentamos a gente passa para outro ciclo existencial, e ser lembrado por esta corte é algo que merece uma consideração muito especial. Não só por ter sido magistrado, mas especialmente por pertencer e integrar o Poder Judiciário de Santa Catarina. São muitas recordações e um sentimento de dever cumprido, de deixar um legado humilde, mas reconhecendo que o Tribunal fez parte importante da minha existência pessoal e profissional. Por enquanto, vou me dedicar a passeios e a pescarias", revelou o desembargador Cláudio, que recebeu a homenagem das mãos da esposa, Noerci.
 
Já a juíza Tânia Regina Vieira Luz entrou para a magistratura em 1992. Ela exerceu suas atividades nas comarcas de Tubarão, Capital, Porto Belo, Taió, Itapema e São José. Sua última atuação foi na 2ª Vara Criminal da comarca de São José. "Trabalhei por mais de 26 anos na magistratura e meu plano para o futuro é cuidar da família, porque não pretendo advogar", disse a juíza, que estava acompanhada do marido, Wilson. O presidente Rodrigo Collaço encerrou destacando que a história dos dois magistrados é irretocável, de absoluta dignidade e dedicação à causa da Justiça.
 

Copiar o link desta notícia.

Instagram

YouTube

Flickr

Atendimento à imprensa e a magistrado(a)s:

Nó: svmlx-liferay-07:8080