TJ homenageia ex-dirigentes e desembargadores aposentados em sessão extraordinária - Imprensa - Poder Judiciário de Santa Catarina
O desembargador José Antônio Torres Marques, ex-presidente do Tribunal de Justiça de Santa Catarina (TJSC), e o desembargador Ricardo Orofino da Luz Fontes, ex-corregedor-geral, foram homenageados nesta segunda-feira (29) em sessão extraordinária do Tribunal Pleno, em Florianópolis. Os retratos dos magistrados foram colocados em suas respectivas galerias. A sessão, sob o comando do presidente do TJ, desembargador Rodrigo Collaço, foi bastante prestigiada por servidores, magistrados e familiares.
O presidente do Judiciário catarinense fez um reconhecimento público pelo trabalho do desembargador José Antônio Torres Marques à frente do Tribunal. "O desembargador Torres foi o presidente do Tribunal de Justiça em um dos momentos econômicos mais difíceis da nossa história. Momento em que a arrecadação pública caiu vertiginosamente. Foram tempos muito difíceis e o Tribunal soube atravessar as dificuldades sem causar nenhum tipo de sobressalto. Recebemos o Tribunal em ordem, com as contas em dia e organizado. Por isso e muito mais, tenho orgulho de anunciar que o desembargador Torres entra para a história do Tribunal", comentou o desembargador Rodrigo Collaço.
De 2016 a 2018, o desembargador Torres Marques foi o presidente do TJSC. Ele ingressou no Judiciário catarinense em maio de 1983, quando realizou um sonho iniciado no curso de Direito. São mais de 35 anos de magistratura, que garantiram o título de Cidadão Catarinense ao desembargador.
"Tive o privilégio de me deslocar por todos os rincões deste Estado e de conhecer a diversidade e a riqueza cultural que formam a sociedade catarinense. Aprendi sobre os costumes, os hábitos, as tradições e o folclore do povo barriga-verde. Ouvi diversas histórias e vivenciei momentos inesquecíveis, permeados de alegria que vem à tona neste momento que muito me comove. Recebi com muita honradez os votos de confiança dos meus pares para assumir a presidência do Tribunal de Justiça e, por isso, neste momento agradeço a todos que contribuíram para o fortalecimento do Judiciário catarinense, aos servidores e a meus familiares", disse o desembargador Torres Marques, que fez o descerramento do seu retrato na Galeria dos Presidentes, no hall de entrada do TJSC.
Ato contínuo, a corte deslocou-se até a Galeria dos Corregedores, no 11º andar da Torre I do TJSC, para que o corregedor-geral, desembargador Henry Petry Junior, prestasse homenagem ao desembargador Ricardo Orofino da Luz Fontes. "O trabalho desenvolvido pelo desembargador Ricardo e sua equipe proporcionou o avanço desta corregedoria no âmbito nacional. Uma de suas tantas iniciativas permitiu que a Corregedoria-Geral da Justiça tirasse o Estado da penúltima colocação do CNJ (Conselho Nacional de Justiça) para o honroso 8º lugar", afirmou.
Para o desembargador Ricardo Orofino da Luz Fontes, a homenagem é protocolar mas sempre emociona. "É o coroamento de uma carreira, e com a colocação da foto na galeria a gente imortaliza o trabalho que foi realizado. Os colegas que trabalharam comigo não podem ser esquecidos, como o desembargador Salim", destacou.
Responsável: Ângelo Medeiros - Reg. Prof.: SC00445(JP)