Voltar TJ inaugura exposição com imagens raras das sedes da instituição ao longo da história

Presidente do TJSC e desembargadores prestigiam a exposição.
 

Fotografias raras e históricas dos endereços que o Tribunal de Justiça de Santa Catarina ocupou, de 1891 até os dias atuais, estão expostas na sede da Corte. A inauguração da exposição foi realizada na tarde desta terça-feira (9/5) e contou com a participação de desembargadores, juízes, servidores e dezenas de estudantes de Direito. Organizada pela Divisão de Documentação e Memória do Judiciário, a ação celebra o Dia da Memória do Poder Judiciário, comemorado nesta quarta (10/5). 

“São oito endereços que contam a história do Poder Judiciário”, disse o presidente do TJ, desembargador João Henrique Blasi, na abertura do evento, ao completar que  “o fio que conecta cada um deles é a atuação dos magistrados e dos servidores em favor da Justiça”.

Presidente do TJSC e servidores analisam imagem antiga do judiciário.
 

O presidente lembrou que a Comissão de Gestão da Memória do Tribunal de Justiça, presidida pela desembargadora Haidée Denise Grin, está há mais de seis meses empenhada na investigação e escrita da biografia de todos os desembargadores do Tribunal de Justiça catarinense. As biografias são organizadas conforme a sede onde o magistrado tomou posse – sedes retratadas na exposição. Já foram lançados cinco volumes, com a participação da Divisão de Documentação e Memória do Judiciário. 

Presidente do TJSC abre a exposição.
 

Em seguida, a desembargadora Haidée falou da importância da preservação, valorização e divulgação da memória do Judiciário catarinense. “Nesta exposição, a partir de oito endereços, registramos a trajetória da nossa instituição em suas diversas sedes; são edificações que revelam o passado, o presente e apontam para o futuro.” 

Servidores do TJSC prestigiam a exposição.
 

As imagens da exposição – intitulada “As oito sedes do Tribunal de Justiça de Santa Catarina e muitas histórias: locais de trabalho, lugares de memória” – mostram que as primeiras sedes eram compartilhadas com outras instituições, como a primeira delas, na Praça XV de Novembro. Nesse período, de 1891 a 1894, o Tribunal ocupava algumas salas da Casa da Câmara e Cadeia e Conselho da Intendência Municipal. 

Servidores do TJSC prestigiam a exposição.
 

A segunda sede, também na Praça XV, era no edifício da Tesouraria-Geral. Desde então, o TJ esteve na Tesouraria-Geral (1894-1895), na Rua Trajano (1895-1908), no Palacete da Jerônimo Coelho (1908-1929), na Assembleia Legislativa (1929-1929), no Palácio da Praça Pereira Oliveira (1929-1968) e na Agência Ford (1968-1975), até ocupar a atual sede, localizada na Praça Tancredo Neves.

Desembargadora Haidée Denise Grin fala na abertura da exposição.
 

Além das fotografias, fazem parte da exposição obras raras do acervo da Biblioteca Desembargador Marcílio Medeiros. “São livros que dialogam, de algum modo, com a obra biográfica dos desembargadores e as diferentes sedes do Tribunal”, explica Marcílio Bagatin Silva, chefe da Divisão de Pesquisa e Informação. A exposição, gratuita, ficará aberta ao público até o dia 24 deste mês.

Conteúdo: Assessoria de Imprensa/NCI
Responsável: Ângelo Medeiros - Reg. Prof.: SC00445(JP)

Copiar o link desta notícia.