Voltar TJ instala novo juizado em Chapecó e anuncia outros nove em todo o Estado

Des. Torres Marques comandou solenidade

O presidente em exercício do Tribunal de Justiça, desembargador José Antônio Torres Marques, instalou nesta manhã (1º/12) o 2º Juizado Especial Cível da comarca de Chapecó. A solenidade foi realizada no salão do Tribunal do Júri. O novo Juizado dividirá o acervo de cerca de 12 mil processos com a unidade já existente. Assim, cada um dos juizados administrará pouco mais de 6 mil ações - a maior parte delas ainda com tramitação física, a menor parte já em meio eletrônico. As duas unidades vão dispor de um cartório único, porém com dois magistrados no comando dos trabalhos.

A expectativa é agilizar o ritmo de tramitação dos processos na área dos juizados especiais na maior comarca da Região Oeste de Santa Catarina - que passa a contar agora com 14 varas -, responsável pela prestação jurisdicional, além da cidade-sede, em mais cinco municípios: Caxambu do Sul, Nova Itaberaba, Guatambu, Planalto Alegre e Cordilheira Alta. A comarca sedia, ainda, uma Turma de Recursos e a Câmara Especial Regional de Chapecó (Cerc). Possui cerca de 380 colaboradores.

O juiz Selso Oliveira, diretor da comarca, agradeceu à administração do TJ pela instalação da nova unidade, que representa o reconhecimento da necessidade de ampliar os serviços para melhorar o atendimento à sociedade local. O presidente em exercício do TJ explicou que esta instalação integra um projeto maior da atual gestão, com previsão de mais nove unidades semelhantes em diversas regiões do Estado. "Iniciamos por Chapecó em razão de suas necessidades e também por sua importância no cenário estadual", afirmou Torres Marques.

A comarca de Balneário Camboriú será a próxima a receber um novo juizado, em ato marcado para o próximo dia 18. Há previsão ainda de novas unidades nas comarcas de São José, Palhoça, Blumenau e Jaraguá do Sul. O ato desta manhã contou com a participação dos desembargadores Luiz Cézar Medeiros, corregedor-geral de Justiça; Jaime Ramos, coordenador estadual do Sistema de Juizados Especiais e Programas Alternativos de Solução de Conflitos; Antônio do Rego Monteiro Rocha, coordenador de Engenharia; e do juiz Jefferson Zanini, auxiliar da 1ª Vice-Presidência do TJ. Os magistrados da comarca e os integrantes da Câmara Especial Regional de Chapecó prestigiaram a solenidade. O deputado estadual Gelson Merísio também se fez presente.

 

Imagens: Ângelo Medeiros/Assessoria de Imprensa do TJSC
Conteúdo: Américo Wisbeck, Ângelo Medeiros, Daniela Pacheco Costa, Maria Fernanda Martins e Sandra de Araujo
Responsável: Ângelo Medeiros - Reg. Prof.: SC00445(JP)

Copiar o link desta notícia.