Voltar TJ reafirma política de expansão de serviços com nova unidade no Sul da Ilha de SC

Região abriga 10% da população da Capital

O desembargador Torres Marques, presidente em exercício do Tribunal de Justiça, comandou na manhã desta terça-feira (29/9) a cerimônia de instalação da Unidade Judiciária de Cooperação do Sul da Ilha, no Campeche, que inicia seus trabalhos com acervo de 10 mil processos oriundos do 1º e 2º Juizados Especiais Cíveis do Foro Eduardo Luz. Envolvem causas cíveis de menor complexidade em que pelo menos uma das partes seja residente nos distritos do Campeche, Pântano do Sul ou Ribeirão da Ilha. No Sul da Ilha, segundo censo 2010 do IBGE, moram cerca de 40 mil pessoas - 10% da população total de Florianópolis.

"Estamos aqui para concretizar a missão do Poder Judiciário e oferecer uma justiça mais humanizada na busca da resolução dos conflitos sociais. Tudo isso de forma célere e menos burocratizada, dois aspectos principais dos Juizados Especiais", destacou o desembargador Torres Marques. O magistrado elogiou as instalações da nova unidade, em um centro comercial na principal avenida de acesso ao Campeche, assim como as belezas naturais da região. Lembrou inclusive do escritor francês Antoine de Saint-Exupéry que, ao tempo em que pilotava para o correio aéreo francês na rota Paris-Buenos Aires, pousava sua aeronave no Campeche para períodos de descanso. "Bem se nota os motivos dele ter se encantado pela região e por seus moradores", anotou.

O juiz Nélson Maia Peixoto, diretor do Foro Eduardo Luz, também discursou na solenidade e reforçou a necessidade de aproximação do Judiciário com a sociedade. "O jurisdicionado deve ser o foco de toda e qualquer melhoria no sistema", afirmou. Ele defendeu a política de expansão e descentralização dos serviços do Judiciário no Estado. A juíza Margani de Melo será responsável pela nova unidade, que terá ainda três técnicos e mais estagiários.

A solenidade contou ainda com a participação dos desembargadores Luiz Cézar Medeiros, corregedor-geral da Justiça; Jaime Ramos, coordenador estadual do sistema de Juizados Especiais; juíza de 2º Grau Janice Ubialli, subcoordenadora dos Juizados Especiais; e dos magistrados Jefferson Zanini, Sílvio Franco, Marcelo Pizolati e André Happke, assessores do gabinete da presidência do TJ. Autoridades do Ministério Público e dos poderes Executivo e Legislativo também se fizeram presentes. A Unidade Judiciária de Cooperação do Sul da Ilha funcionará em privilegiado espaço integrado por quatro salas locadas no Centro Comercial Costa Leste, na avenida Pequeno Príncipe, 1482, no Campeche.

Imagens: Guilherme Wolff/Assessoria de Imprensa
Conteúdo: Américo Wisbeck, Ângelo Medeiros, Daniela Pacheco Costa e Sandra de Araujo
Responsável: Ângelo Medeiros - Reg. Prof.: SC00445(JP)

Copiar o link desta notícia.