Voltar TJ sediará I Encontro Regional Sul de NUPEMECs para aperfeiçoar conciliação e mediação

Para aperfeiçoar a conciliação e a mediação de conflitos processuais e pré-processuais, o Tribunal de Justiça de Santa Catarina (TJSC) sediará o I Encontro Regional Sul de NUPEMECs (Núcleos Permanentes de Métodos Consensuais de Solução de Conflitos). O evento acontece no dia 24 de março, das 9h às 17h30min, no Auditório Thereza Grisólia Tang, na sede do TJSC, em Florianópolis, com a presença dos NUPEMECs do Paraná e do Rio Grande do Sul, além do representante do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) e entidades afins.

O desembargador Sílvio Dagoberto Orsatto, coordenador estadual do Sistema dos Juizados Especiais e Núcleo Permanente de Métodos Consensuais de Solução de Conflitos (Cojepemec), destacou a importância do encontro. "O evento consiste na promoção de reunião de grupo de trabalho da região Sul do Brasil (Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul), mediante o uso de estratégias participativas e metodologias de construção coletiva de propostas, e contará com a articulação das coordenações regionais e nacional do Fonamec (Fórum Nacional da Mediação e Conciliação)”, anotou o desembargador.

No Judiciário catarinense, o Nupemec engloba os 43 Cejuscs (Centros Judiciários de Solução de Conflitos e Cidadania), os Postos de Atendimento e Conciliação (PACs), os Postos Avançados de Conciliação Extrajudicial (Paces) e o Programa de Conciliação e Mediação de Segundo Grau. O objetivo dos Núcleos Permanentes é incentivar e promover capacitação, treinamento e atualização permanente de magistrados, servidores, conciliadores e mediadores nos métodos consensuais de solução de conflitos. O coordenador estadual também aponta a necessidade da realização de convênios e parcerias com entes públicos e privados para fomentar a conciliação e a mediação.

A cúpula diretiva do Fonamec estará presente. O presidente, juiz Gildo Alves de Carvalho Filho; o 1º vice-presidente, desembargador Erik Simões; e o 2º vice-presidente, juiz Juliano Carneiro Veiga, já confirmaram presença. 

Imagens: Divulgação/Assessoria de Artes Visuais-NCI
Conteúdo: Assessoria de Imprensa/NCI
Responsável: Ângelo Medeiros - Reg. Prof.: SC00445(JP)

Copiar o link desta notícia.