Voltar TJSC apresenta proposta de cooperação técnica a secretarias do Executivo

Ideia é integrar o SAJ com o sistema das polícias

Na manhã desta quinta-feira (4/9), o governador em exercício, desembargador Nelson Schaefer Martins, recebeu delegação do Tribunal de Justiça de Santa Catarina, composta de membros da Corregedoria-Geral da Justiça e do Conselho Gestor de Tecnologia da Informação - CGInfo, que apresentou minuta de acordo de cooperação técnica voltado à integração do Sistema de Automação do Judiciário - SAJ com o Sistema Integrado de Segurança Pública - SISP.

O objetivo é a implementação de mecanismos para integração dos sistemas e o uso de meio eletrônico na tramitação de processos judiciais para a comunicação de atos, consultas processuais e transmissão de peças de autos, por meio da tecnologia "Web Services", seguindo os padrões de interoperabilidade adotados pelo Tribunal de Justiça.

A explanação do tema foi feita pelo desembargador Jorge Henrique Schaefer Martins, presidente do CGInfo, que destacou aspectos relativos ao aumento da produtividade de servidores do Judiciário e do Executivo e à qualidade do trabalho desenvolvido, a partir da efetiva integração do SISP com o SAJ, cujo processo digital estará em todas as unidades do Estado a partir de novembro deste ano.

O magistrado ressaltou ainda o projeto de videoaudiências, que será encaminhado em breve pelo CGInfo e repercutirá em incremento de segurança e racionalização de recursos públicos, pela desnecessidade de deslocamento de apenados. O governador em exercício manifestou apoio total às iniciativas e anunciou providências para priorizar os projetos apresentados no âmbito do Poder Executivo, com vistas na assinatura do termo definitivo em pouco tempo.

Compareceram à ocasião o desembargador Luiz Cézar Medeiros, corregedor-geral da Justiça, o juiz de direito de 2º grau Dinart Francisco Machado, coordenador do CGInfo, e o juiz Vitoraldo Bridi, juiz auxiliar da Presidência, acompanhados do assessor especial do CGInfo, o servidor Giovani Moresco.

O Poder Executivo foi representado pelos secretários de Estado da Segurança Pública, Cesar Augusto Grubba, e da Justiça e Cidadania, Sadi Beck, além do delegado-geral da Polícia Civil, Aldo Pinheiro D'Ávila, e de delegados e técnicos integrantes da equipe de desenvolvimento do SISP.

Imagens: Heloisa Guarezi / Assessoria de Imprensa do TJSC
Conteúdo: Américo Wisbeck, Ângelo Medeiros, Daniela Pacheco Costa, Maria Fernanda Martins e Sandra de Araujo
Responsável: Ângelo Medeiros - Reg. Prof.: SC00445(JP)

Copiar o link desta notícia.