Voltar TJ e PM firmam acordo para preservação e divulgação de documentos históricos 

Reunião TJSC com a Polícia Militar.
 

O Poder Judiciário de Santa Catarina (PJSC) firmou na tarde desta segunda-feira, 11 de dezembro, acordo de cooperação técnica com a Polícia Militar catarinense (PMSC). O objetivo é implementar ações integradas para o compartilhamento de informações, experiências e metodologias relativas à preservação e à divulgação da memória dos fatos, circunstâncias e personagens da história.

A assinatura do acordo ocorreu no Salão Nobre da Presidência do Tribunal de Justiça de Santa Catarina (TJSC), com a presença da presidente da Comissão de Gestão da Memória do PJSC, desembargadora Haidée Denise Grin, e do comandante-geral da PM catarinense, coronel Aurélio José Pelozato da Rosa. 

O acordo destaca que a preservação e a divulgação de memórias, circunstâncias ou personagens podem ser correspondentes ou não às áreas de atuação dos partícipes. Também haverá reciprocidade de acesso a artefatos e documentos históricos de guarda e responsabilidade de ambas as instituições, isoladamente.

A cooperação técnica ainda prevê a estruturação e a organização do memorial histórico da PMSC e outras atividades de preservação do patrimônio histórico-cultural do Estado de Santa Catarina. "É um momento de grande alegria. Concretizar essa parceria é um anseio já de muito tempo. Temos em comum a busca dos fatos que envolveram o Estado de Santa Catarina, e hoje passamos a ter essa sintonia, uma proximidade maior. Essa cooperação dará frutos para as duas instituições", destacou a desembargadora Haidée.

"Já criamos nossa comissão de memória, e nosso esforço é para resgatar momentos importantes da Polícia Militar catarinense. No próximo dia 18, por exemplo, vamos inaugurar um monumento na serra da Garganta, que homenageia uma batalha histórica de nossos soldados. É bom ter essa memória. E, com o auxílio do Tribunal, vamos avançar bastante nesse sentido", frisou o coronel Aurélio. 

"A preservação da memória de nosso Tribunal de Justiça teve um grande desenvolvimento com a chegada da desembargadora Haidée à Comissão de Gestão de Memória. Já foram resgatados documentos e informações de valor histórico inestimável. Certamente, por meio dessa parceria com a PM, teremos o resgate de outros importantes momentos", complementou o presidente do TJ, desembargador Altamiro de Oliveira. 

Também participaram do ato o 1º vice-presidente do TJ, desembargador Getúlio Corrêa; o diretor-executivo da Academia Judicial, desembargador Luiz Antônio Zanini Fornerolli; o diretor de Gestão Documental e Memória do TJSC, Ricardo França; e o coronel Marcos Aurélio Ramm, chefe do Centro de Comunicação Social da PM.

Conteúdo: Assessoria de Imprensa/NCI
Responsável: Ângelo Medeiros - Reg. Prof.: SC00445(JP)

Copiar o link desta notícia.