Voltar TJSC em números: portal institucional oferece acesso direto a dados e relatórios judiciais

Espaço tem como objetivo promover a transparência e facilitar o acesso à informação

Painéis de Business Intelligence (BI) e relatórios estatísticos referentes ao Poder Judiciário catarinense estão disponíveis a quem tiver interesse – e com fácil acesso – na página inicial do site do Tribunal de Justiça de Santa Catarina (TJSC). As informações podem ser encontradas no campo “Estatística”, localizado no menu lateral esquerdo.

Entre os dados disponíveis estão as estatísticas sobre litigiosidade, acompanhamento das metas nacionais, despesas e dados orçamentários, bem como dados de recursos humanos e remunerações. Estão ali também os boletins informativos produzidos pelo Núcleo de Estatística e Análise de Dados (NEAD), da Assessoria de Planejamento (Asplan) do Tribunal.

O propósito do portal de estatísticas é promover a transparência e facilitar o acesso à informação para todos os cidadãos. Os painéis, disponibilizados preferencialmente em formatos abertos, permitem consultas dinâmicas e interativas, que facilitam a compreensão. Ao possibilitar a análise e o monitoramento dos principais indicadores do Poder Judiciário, o portal não apenas empodera os cidadãos, mas também contribui significativamente para o desenvolvimento de políticas públicas mais eficazes.

O fácil acesso às informações é uma determinação do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), disciplinada pela Resolução CNJ n. 333, de 2020. O objetivo é fazer com que qualquer pessoa interessada tenha acesso simples e rápido às informações consolidadas da atividade-fim dos órgãos do Poder Judiciário.

O portal de Estatísticas do TJSC também disponibiliza o campo "Material de Capacitação", direcionado aos servidores e magistrados, no qual são oferecidos manuais e orientações para análise de dados, relatórios e utilização da tecnologia Power BI.

Abaixo, algumas seções de destaque:

Conteúdo: NCI/Assessoria de Imprensa
Atendimento à Imprensa

Copiar o link desta notícia.