Voltar TJSC encerra nesta segunda-feira a 'virada da chave' no meio-oeste do Estado

Últimos três ciclos encerrarão a virtualização

O Tribunal de Justiça de Santa Catarina, por meio do Conselho Gestor de Tecnologia da Informação (CGInfo) e da Diretoria de Tecnologia da Informação (DTI), encerrará na próxima segunda-feira (15/9) a implantação do processo digital - a já conhecida "virada de chave" -  nas últimas seis comarcas localizadas no meio-oeste do Estado.

As comarcas beneficiadas são Capinzal, Catanduvas, Concórdia, Ipumirim, Ponte Serrada e Videira, abrangidas no Ciclo 19.  Em tais unidades, o sistema permitirá o trâmite tanto de processos físicos (remanescentes) como digitais (novos). Logo após, a equipe do CGInfo dará continuidade à virada de chave em mais três ciclos, que darão por encerrado todo o processo de virtualização do primeiro grau: Ciclo 20 (comarcas de Blumenau e Pomerode), Ciclo 21 (comarcas de Ascurra, Gaspar, Indaial e Timbó) e Ciclo 22 (comarca de Balneário Camboriú).

O cronograma completo (desde o início do projeto) pode ser acompanhado em http://www.tjsc.jus.br/web/processo-eletronico-saj/cronograma. No link, é possível verificar a evolução do processo digital em Santa Catarina e constatar, por exemplo, que seis unidades já são 100% digitais (em todo o acervo, antigo e novo). Além disso, é considerável o número de comarcas e varas que se aproximam dessa marca, e a velocidade com que o acervo se renova.

Há destacar, ainda, a participação determinante de setores do TJ neste momento de transição do sistema. Dentre outros, um de grande impacto é a Divisão de Equipamentos de Informática. Com denodo, os servidores lotados na divisão, bem como os técnicos de suporte em informática (TSIs) das comarcas envolvidas, já procederam até o momento à troca de 19.300 equipamentos de informática, entre computadores, impressoras, monitores, scanners e nobreaks. Considerado o período em que o trabalho foi executado, dirigentes do TJ garantem que jamais se operou atividade de tamanha envergadura no Poder Judiciário em tal espaço de tempo. Para concretizar essa superdistribuição de equipamentos, foi necessário também o alinhamento de outros setores-chave da administração, como as Divisões de Almoxarifado e Patrimônio da DMP, que absorveram com eficiência essa sobrecarga de atividades. 

Imagens: Divulgação/CGInfo e TJSC
Conteúdo: Américo Wisbeck, Ângelo Medeiros e Daniela Pacheco Costa
Responsável: Ângelo Medeiros - Reg. Prof.: SC00445(JP)

Copiar o link desta notícia.