Voltar TJSC lança novo robô para apoiar na tramitação de processos no primeiro grau 

Ferramenta foi disponibilizada aos magistrados e chefes de cartório

O Tribunal de Justiça de Santa Catarina (TJSC) dá mais um passo rumo à modernização e eficiência da Justiça de primeiro grau, com a disponibilização de robô capaz de automatizar a pesquisa de ativos em processos judiciais. 

O Robô de Busca de Ativos Judiciais foi projetado para realizar pesquisas detalhadas sobre processos em andamento e suspensos em que a parte passiva (devedora) no processo de origem figura como parte ativa (credora) em outros feitos, abrangendo todas as comarcas no Estado. Todos os processos são pesquisados, exceto os que tramitam em segredo de justiça. 

Além disso, o robô integra consultas de valores no Sidejud, o sistema de depósitos judiciais, trazendo a informação do valor depositado vinculado ao processo judicial, se existente. Isso permite uma avaliação rápida e precisa do status financeiro dos processos - uma informação crucial para adoção da melhor estratégia processual em caso de pedido de penhora no rosto dos autos. 

Depois da resposta, positiva ou negativa, a parte autora é intimada pelo robô para se manifestar sobre o resultado. Com essa capacidade, o robô facilita o acesso a informações que antes exigiam um procedimento manual e demorado de pesquisa pelos advogados.

Após a realização de piloto na Vara de Cumprimento de Sentenças Cíveis e Execuções Extrajudiciais da comarca da Capital, com a movimentação de 1.838 processos e pesquisa de 2.552 CPFs, a ferramenta foi aprovada. No último dia 17 de abril, o robô foi disponibilizado aos magistrados e aos chefes de cartório de 1º grau do Estado.

Mais informações podem ser obtidas diretamente na Corregedoria-Geral da Justiça via Central de Atendimento, disponível neste link.

Conteúdo: NCI/Assessoria de Imprensa
Atendimento à Imprensa

Copiar o link desta notícia.