Voltar TJSC, TCE e Prefeitura lançam programa inédito para evitar judicialização de execuções fiscais

O Poder Judiciário de Santa Catarina, o Tribunal de Contas do Estado (TCE) e a Prefeitura Municipal de Florianópolis lançam, nesta terça-feira (29/8), às 16h, um projeto inédito no país que promete resolver um dos grandes desafios do Judiciário e do Executivo: a judicialização da cobrança de créditos tributários.

O evento será realizado na sala Thereza Tang, na sede do TJSC, na capital, com a presença do desembargador João Henrique Blasi, presidente do TJ; do conselheiro Herneus de Nadal, presidente do TCE; e do prefeito de Florianópolis, Topázio Neto.   

Denominado Acerta SC, o programa garante mais efetividade no sistema de cobranças e evita a extinção do crédito tributário pela prescrição. “Ele configura, padroniza e centraliza um procedimento eficiente de cobrança administrativa e faz com que o município receba valores importantes para investimento nas suas políticas públicas”, explica Blasi.

O Acerta SC funcionará por meio de um cadastro de débito no sistema via webservice, em que o devedor é notificado por mensagem clara e concisa sobre a cobrança e as consequências do não pagamento, além de ampliar as opções para a quitação do débito.

Assim como pessoas e empresas entram com ações para cobrar dívidas de terceiros, o Estado tem o mesmo direito de buscar o que lhe é devido. O processo judicial que resulta dessa cobrança é denominado execução fiscal. “O sistema é um divisor de águas para o município porque vai agilizar e dar legitimidade aos processos”, afirma Topázio.

Números impressionantes

O Poder Judiciário de Santa Catarina recebe em média 94 processos por hora, 30% deles relativos a execução fiscal. O acúmulo de processos prejudica o andamento das outras demandas e se torna um obstáculo à agilidade da Justiça.

De acordo com o CNJ, a Justiça catarinense é a 2ª mais produtiva do país, com taxa de congestionamento em queda. Ao mesmo tempo, o Estado registra o 2º maior índice de litigiosidade. De cada três catarinenses, um tem processo na Justiça. Hoje tramitam na Justiça catarinense três milhões de processos. O Acerta SC diminui a judicialização, o que vai deixar a Justiça mais ágil e ainda mais eficiente.

O lançamento é aberto a todos os veículos de comunicação do Estado.  As assessorias de comunicação das instituições irão disponibilizar para a imprensa fotos e vídeos do lançamento.

Serviço:

O quê? TJSC, TCE e Prefeitura lançam programa inédito no Brasil para evitar a judicialização de execuções fiscais

Quando? Terça-feira, 29 de agosto de 2023, às 16h.

Onde? Tribunal de Justiça de Santa Catarina, no 7º andar, Torre 1, na sala Thereza Tang. Rua Álvaro Millen da Silveira, 208

Conteúdo: Assessoria de Imprensa/NCI
Responsável: Ângelo Medeiros - Reg. Prof.: SC00445(JP)

Copiar o link desta notícia.