Voltar Tribunal, baseado em critério técnico, instala 2ª Vara da comarca de Jaguaruna

A comarca de Jaguaruna, que atende também as cidades vizinhas de Treze de Maio e Sangão, no sul do Estado, foi beneficiada nesta manhã (26/11) com a instalação de uma nova unidade jurisdicional. Anteriormente atendida por Vara Única, a comarca passará a dispor de 1ª e 2ª Varas para atender uma população de 40 mil pessoas e um universo de quase 30 mil ações - 17 mil delas referentes a execuções fiscais.

"Com certeza, a divisão destes processos entre dois magistrados e suas respectivas assessorias determinará um novo ritmo de trabalho na comarca, em benefício de advogados e partes que aqui buscam pela prestação jurisdicional", comentou o juiz Rodrigo Barreto, titular da recém-instalada unidade. A advogada Eunice Bittencourt Rodrigues, representante da OAB/SC, também demonstrou entusiasmo com o reforço na estrutura do fórum local. "Foi uma luta árdua que demorou um pouco mas hoje concretiza um sonho de todos os operadores do direito de nossa região", garantiu.

A resposta mais célere aos jurisdicionados foi o ponto destacado pelo presidente do TJ, desembargador Rodrigo Collaço, em sua manifestação diante de um salão do Tribunal do Júri lotado para acompanhar a cerimônia desta segunda-feira. Ele também frisou que o critério para atendimento do pleito local foi eminentemente técnico.

Entre outras autoridades, estavam presentes o juiz Gustavo Winter, diretor do Foro local; os desembargadores Henry Petry Junior, Roberto Lucas Pacheco, Salete Sommariva, Sônia Schmitz, Júlio César Knoll e João Batista Ulyssea; a juíza Carolina Ranzolin Nerbass Fretta, auxiliar da presidência; o deputado estadual Luiz Fernando Vampiro; o prefeito de Jaguaruna, Edenilson Montini; e o presidente da Câmara de Vereadores, Laerte da Silva Santos, além de outros representantes do Legislativo municipal.

Ao final da cerimônia, oportunidade em que os quatro desembargadores com origem no sul catarinense - Salete Sommariva, Sônia Schmitz, Júlio César Knoll e João Batista Ulyssea - foram convidados pelo presidente para descerrar a fita inaugural, os presentes puderam conhecer as dependências da nova unidade.

Na sequência, em outra solenidade, já na sede da Câmara Municipal de Vereadores de Jaguaruna, distante pouco mais de 100 metros do fórum, o presidente do TJ e o deputado Vampiro foram agraciados com moção de agradecimento em reconhecimento ao esforço e empenho na instalação da nova vara, pleito da comunidade local.

"Divido a honraria com os demais colegas desembargadores do Tribunal que entenderam a necessidade da comarca de Jaguaruna, tanto que aprovaram a instalação da segunda vara de forma unânime", discursou o presidente do TJ.

Imagens: Ângelo Medeiros/Assessoria de Imprensa TJSC
Conteúdo: Américo Wisbeck, Ângelo Medeiros, Daniela Pacheco Costa e Fabrício Severino
Responsável: Ângelo Medeiros - Reg. Prof.: SC00445(JP)

Copiar o link desta notícia.