Voltar Tribunal de Justiça de SC apoia campanha da Associação dos Magistrados Brasileiros

Ação informa sobre congestionamento da Justiça

O Tribunal de Justiça de Santa Catarina manifestou apoio ao movimento nacional "Não deixe o Judiciário parar", lançado pela AMB (Associação dos Magistrados Brasileiros). Resultado de ampla pesquisa realizada pela entidade, intitulada "O uso da Justiça e litígio no Brasil", a campanha vai informar a sociedade sobre os setores que mais contribuem para congestionar a Justiça de 1º e 2º graus e as Turmas Recursais de 11 tribunais de justiça.

O levantamento corresponde ao período de 2010/2013 e foi realizado em 11 unidades do país. A estimativa da AMB é que existem atualmente cerca de 105 milhões de processos na Justiça. Desses, mais de 41 milhões não deveriam estar em juízo e poderiam ser resolvidos pelos órgãos e empresas competentes.

A campanha tem plataforma digital do movimento "Não deixe o Judiciário parar", e o placar da Justiça será um contador eletrônico que traz, em tempo real, uma estimativa do número de processos que entram no Judiciário e de quantos não deveriam estar na Justiça se o poder público, os setores e as empresas de serviços regulados cumprissem a legislação e garantissem os direitos dos cidadãos.

O vídeo da campanha pode ser acessado na Sala de Imprensa do site do Tribunal de Justiça.

 

Imagens: Reprodução / Assessoria de Imprensa do TJSC
Conteúdo: Américo Wisbeck, Ângelo Medeiros, Daniela Pacheco Costa e Sandra de Araujo
Responsável: Ângelo Medeiros - Reg. Prof.: SC00445(JP)

Copiar o link desta notícia.