Voltar Tribunal de Justiça e parceiros celebram 13 mil matrículas no programa Novos Caminhos

Para comemorar o marco de 13 mil matrículas em cursos ofertados a crianças e adolescentes, bem como a inclusão de mil jovens no mercado de trabalho nos últimos 10 anos do programa Novos Caminhos (https://novoscaminhos-sc.com.br/), o Tribunal de Justiça de Santa Catarina (TJSC) promoverá uma série de palestras no próximo dia 22 de agosto. O evento acontecerá das 8h30 às 12h e das 14h às 17h30 no auditório do Pleno do TJSC, em Florianópolis. A solenidade é aberta à sociedade em geral e as inscrições foram prorrogadas até o dia 16 agosto. Veja a programação completa e faça sua inscrição.

Fruto de trabalho da Coordenadoria Estadual da Infância e da Juventude (CEIJ), o programa Novos Caminhos oferece a crianças e adolescentes egressos ou acolhidos a perspectiva de uma vida adulta com qualidade e dignidade. São 221 serviços de acolhimento espalhados pelo Estado. Também estão juntos nesta iniciativa, desde o início, a Associação dos Magistrados Catarinenses (AMC) e a Federação das Indústrias do Estado de Santa Catarina (Fiesc). Graças ao apoio dos empresários catarinenses, do sistema “S” (Sesi, Senai, Sesc, Senac, Senar) e do CIEE/SC, nossos jovens têm a oportunidade de encontrar uma profissão e seguir uma carreira.

"A indústria tem um papel fundamental no programa Novos Caminhos ao permitir que estes jovens ingressem no mercado de trabalho, garantindo emprego e renda. Já incluímos quase mil jovens no setor produtivo por meio do programa. Nossas entidades também têm contribuído de forma decisiva na qualificação destes jovens e já somam mais de 13 mil matrículas", destaca o presidente da Fiesc, Mario Cezar de Aguiar.

O presidente do Tribunal Superior do Trabalho (TST), ministro Lelio Bentes Corrêa, realiza a conferência de abertura às 10h40 do dia 22 de agosto. O padre Vilson Groh, que trabalha há 45 anos nas periferias da Grande Florianópolis para que crianças e jovens tenham a oportunidade de materializar seus sonhos por meio de uma educação transformadora e emancipatória, também será um dos palestrantes. O evento reúne ainda magistrados e magistradas, além de psicólogo, assistente social e administrador.

A parceria entre o Judiciário e a indústria catarinense chamou a atenção do Conselho Nacional de Justiça (CNJ). Por meio da diretriz do CNJ n. 11/2023, o programa Novos Caminhos foi nacionalizado neste ano. O Tribunal de Justiça do Amazonas (TJAM) foi o primeiro a assinar acordo de cooperação técnica para replicar a ideia. A Federação das Indústrias do Estado do Amazonas (Fieam) também apoia o projeto. Os Tribunais de Justiça da Bahia (TJBA), do Tocantins (TJTO) e do Pará (TJPA) estão em processo para firmar o acordo.

Na semana passada, o deputado Nilso Berlanda entrou com pedido na Alesc (Assembleia Legislativa de Santa Catarina) de moção de aplauso para o TJSC em razão do aniversário de 10 anos do programa Novos Caminhos. Também integram o programa as seguintes entidades: Ordem dos Advogados do Brasil (OAB/SC); Ministério Público de Santa Catarina (MPSC); Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo de Santa Catarina (Fecomércio); Associação Catarinense de Medicina; Fundação de Estudos Superiores de Administração e Gerência (Fesag); Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Santa Catarina (Faesc), por meio do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar) - Administração Regional de Santa Catarina; Centro de Integração Empresa-Escola do Estado de Santa Catarina (CIEE/SC); e Serviço Social do Comércio - Sesc/Fecomércio.

O evento terá transmissão pelo canal do TJSC no YouTube.

Imagens: Divulgação/Assessoria de Artes Visuais-NCI
Conteúdo: Assessoria de Imprensa/NCI
Responsável: Ângelo Medeiros - Reg. Prof.: SC00445(JP)

Copiar o link desta notícia.