Voltar Tribunal de Justiça instala Vara da Família, Infância e Juventude em Gaspar

O presidente do Tribunal de Justiça, desembargador Nelson Schaefer Martins, instalou na manhã desta terça-feira (1º/12), no Vale do Itajaí, a quarta unidade jurisdicional da comarca de Gaspar, cuja competência abarcará matérias das áreas de Família, Infância e Juventude, Idoso, Órfãos e Sucessões.

A nova vara terá em seu comando o juiz Rafael Germer Condé, e iniciará atividades com pouco mais de três mil processos - um terço deles já em meio digital. "Pela natureza das ações que atenderá, esta unidade transcende a esfera simplesmente judicial para alcançar matérias de cunho social", distinguiu o presidente do TJ, que fez questão de registrar também sua satisfação com o novo titular da vara. "Trata-se de um magistrado vocacionado", afirmou.

O desembargador Nelson revelou ainda a expectativa de que rapidamente, com o auxílio de equipe multidisciplinar e o apoio das universidades da área jurídica da região, seja possível reduzir de forma sensível o volume de processos hoje em tramitação. O número, em seu entender, demonstra que a população tem confiança no Poder Judiciário, tanto que traz seus problemas para sua análise e solução. Ele lembrou que os meios alternativos de solução de conflitos devem ser igualmente prestigiados, de forma a equilibrar a balança, tão pendente para as soluções judiciais. 

A solenidade de instalação da quarta vara da comarca de Gaspar foi realizada no auditório da seccional da OAB local. Contou com a presença do corregedor-geral da Justiça, desembargador Luiz Cézar Medeiros, dos juízes auxiliares da Presidência Marcelo Pizolati e André Alexandre Happke, além de magistrados, assessores e servidores locais, representantes dos Poderes Executivo e Legislativo estadual e municipal, Ministério Público e OAB. A Vara da Família funcionará neste momento no primeiro andar de um edifício vizinho ao atual Fórum, até a conclusão das obras da nova sede - prevista para o segundo semestre de 2016. 

Imagens: Ângelo Medeiros/Assessoria de Imprensa TJSC
Conteúdo: Américo Wisbeck, Ângelo Medeiros, Daniela Pacheco Costa e Sandra de Araujo
Responsável: Ângelo Medeiros - Reg. Prof.: SC00445(JP)

Copiar o link desta notícia.