Voltar Tribunal de Justiça promove inauguração do novo prédio do Fórum de Ascurra

Cerimônia ocorreu no Vale do Itajaí

O presidente do Tribunal de Justiça, desembargador Nelson Schaefer Martins, comandou nesta manhã (17/10) os trabalhos da cerimônia de inauguração do novo Fórum da comarca de Ascurra, no Vale do Itajaí, situado na rua Benjamin Constant, 1097, no centro daquele município. O ministro do Superior Tribunal de Justiça Marco Aurélio Gastaldi Buzzi prestigiou o evento. Marco Aurélio é presidente da Central Nacional de Resoluções de Conflitos, ligada ao Conselho Nacional de Justiça - CNJ.

As novas dependências receberam o nome de Fórum Juiz João Luiz Pacheco. Já as instalações do júri popular ostentarão a denominação de Salão do Júri Procurador Dálcio Moser; por sua vez, os atendimentos de casos processuais e pré-processuais, mediação familiar e informações gerais serão feitos no Centro Judiciário de Solução de Conflitos e Cidadania Giovanni Constantino Buzzi - familiar do ministro Buzzi e pioneiro no desenvolvimento da cidade.

Estavam presentes o prefeito Moacir Polidoro, que agilizou a finalização do calçamento da rua que dá acesso ao prédio, e representantes do Ministério Público e da Ordem dos Advogados do Brasil daquela comarca, entre outras personalidades de destaque da região. A juíza Horacy Benta de Souza Baby, titular da comarca, agradeceu a todos pela participação na conquista do novo espaço. Disse que são as melhores instalações em que já trabalhou.

Revelou que os júris, até agora, eram realizados em Apiúna, com todo o transtorno que se possa imaginar em tais deslocamentos. Nelson Schaefer e o prefeito descerraram a cobertura da placa alusiva ao novo Fórum; a viúva do procurador Dálcio fez o mesmo com a placa do Salão do Júri; e Gastaldi Buzzi descortinou o Centro Judiciário de Solução de Conflitos, que, segundo o ministro, gera satisfação, pois a conciliação é um "método barato, rápido e eficiente" de resolver conflitos entre as pessoas.

A cerimônia foi bastante concorrida, e as instalações, elogiadas pela qualidade dos materiais e avanços como o assoalho podotáctil, o sistema de saneamento sustentável e a edificação com tratamento acústico até no sistema de refrigeração. O presidente do TJ, em seu discurso, fez homenagem ao doador do terreno da obra, senhor Lauro Possamai, presente no evento.

Destacou o trabalho dos diretores Cleverson Oliveira e Herlei José Cantú, respectivamente diretor-geral judiciário e diretor de Engenharia da Corte, pela coordenação dos serviços da construção. Satisfeito, afirmou que este é o dinheiro "melhor utilizado", e deseja que a "igualdade seja a tônica; o acesso ao juiz, ao promotor e à Justiça venham a ser absolutos". A seguir, o chefe do Judiciário catarinense perpassou os descerramentos das cortinas das placas comemorativas, bem como os diversos cômodos do prédio, que comporta mais duas unidades jurisdicionais. 

Imagens: Kiko Wisbeck/Assessoria de Imprensa TJSC
Conteúdo: Américo Wisbeck, Ângelo Medeiros, Daniela Pacheco Costa, Maria Fernanda Martins e Sandra de Araujo
Responsável: Ângelo Medeiros - Reg. Prof.: SC00445(JP)

Copiar o link desta notícia.