Voltar Tribunal de Justiça reúne ex-presidentes para festejar seus 124 anos de instalação

Evento teve ainda lançamento de vídeos e livro

O Tribunal de Justiça comemorou 124 anos de instalação, ocorrida em 1º de outubro, em sessão solene realizada na manhã desta quarta-feira (7/10), no auditório do Pleno. O ponto alto da cerimônia foi a homenagem prestada a 12 ex-presidentes da secular Corte, a maioria presente, agraciados com uma placa alusiva ao momento histórico.

Foram homenageados os desembargadores Francisco May Filho, Tycho Brahe Fernandes Neto, Napoleão Xavier do Amarante, João Martins, Francisco Xavier Medeiros Vieira, João José Ramos Schaefer, Antônio Fernando do Amaral e Silva, Jorge Mussi, Pedro Manoel Abreu, Francisco José Rodrigues de Oliveira Filho, José Trindade dos Santos e Cláudio Barreto Dutra. Por questão de agenda no Superior Tribunal de Justiça, o ministro Jorge Mussi, que presidiu o TJSC entre 2004 e 2006, foi o único ausente na festividade.

Em nome dos homenageados, o desembargador Tycho agradeceu a lembrança e fez breve relato sobre a trajetória do Tribunal em todos esses anos, com informações históricas relevantes. Lembrou que, em seu século e quarto de vida, o TJSC já teve 48 presidentes e deu posse a 208 desembargadores - "todos responsáveis pela história vitoriosa que hoje podemos contar", afirmou.

O presidente do TJ, desembargador Nelson Schaefer Martins, lembrou aos presentes as características marcantes da gestão de cada um de seus antecessores, assim como deixou registrado seu reconhecimento aos dirigentes da instituição falecidos nos últimos anos. "Todos enfrentamos grandes desafios na condução do Judiciário, em busca do fortalecimento do Estado Democrático de Direito", pontuou.

A solenidade se completou ainda com o lançamento de três vídeos institucionais, de caráter promocional, histórico e educativo, produzidos sob a responsabilidade do Núcleo de Comunicação Institucional (NCI) do TJ, coordenado pelo desembargador Ricardo Roesler. "Estes vídeos mostram, de forma clara, nossas posições, valores e missões", esclareceu o magistrado.

O desembargador defendeu que os órgãos públicos assumam cada vez mais o dever de transparência com a sociedade, através do exercício da comunicação institucional e a partir dos variados meios de difusão hoje existentes.

"Nosso objetivo, hoje e sempre, é compartilhar e difundir propostas e práticas institucionais", garantiu. O lançamento de nova edição, revista e ampliada, do Livro das Comarcas, trabalho conjunto das Diretorias de Gestão Documental e Memória e de Infraestrutura, com a participação da Seção do Museu do Judiciário e da Divisão de Artes Gráficas, encerrou a solenidade. 

A cobertura fotográfica completa pode ser acessada no Flickr do TJSC.

Os vídeos institucionais Educativo, Histórico e Promocional podem ser acessados no site do Tribunal.

Imagens: Divulgação/Hermes Bezerra
Conteúdo: Américo Wisbeck, Ângelo Medeiros, Daniela Pacheco Costa e Sandra de Araujo
Responsável: Ângelo Medeiros - Reg. Prof.: SC00445(JP)

Copiar o link desta notícia.