Voltar Tribunal presenteia Concórdia, em seu 81º aniversário, com instalação de Cejusc

Esta será a 12ª unidade em Santa Catarina

Como de hábito em qualquer festa de aniversário, o Tribunal de Justiça presenteou Concórdia na data em que o município comemorou seu 81º ano de emancipação política com a instalação do Centro Judiciário de Soluções de Conflitos e Cidadania (Cejusc). Considerado unidade jurisdicional, o Cejusc é reconhecido como a nova forma de resolver conflitos no âmbito do Judiciário, mas sem processos nem sentenças.

"Além de possível, é conveniente e adequado acelerarmos a instalação de novos Cejuscs por todo o Estado", anunciou o presidente do Tribunal de Justiça, desembargador Nelson Schaefer Martins, ao indicar mais um norte para sua gestão. Este é o 12º Cejusc que passa a funcionar em Santa Catarina.

O ministro Marco Aurélio Gastaldi Buzzi, do Superior Tribunal de Justiça (STJ), que prestigiou a solenidade realizada no salão do júri de Concórdia, ao lado de seu colega, ministro convocado Newton Trisotto, demonstrou satisfação com os novos serviços disponibilizados aos jurisdicionados locais - cerca de 90 mil habitantes da sede e mais os dos municípios de Alto Bela Vista, Peritiba, Irani e Presidente Castelo Branco.

"Não queremos somente reduzir ações nos fóruns, mais que isso, buscamos uma composição rápida do litígio e do conflito sociológico que existe por trás de toda demanda judicial", explicou Buzzi, entusiasta da conciliação, que ressurge como tendência mundial neste momento. Ele e Trisotto, assim como o próprio presidente do TJ, tiveram passagem pela comarca local na carreira da magistratura. O juiz Samuel Andreis, diretor do Foro e coordenador do Cejusc, acredita em uma mudança de paradigma, com a chegada de novos tempos que valorizam a cultura do diálogo.

A unidade de Concórdia, distribuída em dois pisos do prédio, tem uma estrutura física de excelência. Ela contará com três setores de triagem, quatro salas de audiência e mais uma exclusiva para mediação familiar, com direito a outra sala lúdica para entreter crianças que acompanham seus pais no ambiente.

O desembargador Jaime Ramos e a juíza de 2º grau Cinthia Beatriz Schaefer também prestigiaram a solenidade ao lado de representantes do Ministério Público, Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) e demais autoridades do Executivo e Legislativo estadual e municipal. O secretário estadual Moacir Sopelsa, titular da pasta da Agricultura e ex-prefeito da cidade, representou o governador, Raimundo Colombo, no ato solene.

Ao final da solenidade, o atual prefeito de Concórdia, João Girardi, prestou homenagem aos ministros Buzzi e Trisotto e ao desembargador Nelson, agraciados com uma peça estilizada da Rua Coberta, cartão postal da cidade que comemorou seus 81 anos nesta quarta-feira. A solenidade de instalação encerrou com uma visita às dependências do Cejusc. O presidente do TJ adiantou sua intenção de voltar em breve a Concórdia para, se possível, instalar um Juizado Especial Cível.

Imagens: Ângelo Medeiros / Assessoria de Imprensa do TJSC
Conteúdo: Américo Wisbeck, Ângelo Medeiros, Daniela Pacheco Costa, Maria Fernanda Martins e Sandra de Araujo
Responsável: Ângelo Medeiros - Reg. Prof.: SC00445(JP)

Copiar o link desta notícia.