Voltar Tribunal visita áreas oferecidas pela prefeitura para construir novo Fórum de Xanxerê

Inclusão no próximo PPA depende desta escolha

Em périplo pelo oeste catarinense, o presidente do Tribunal de Justiça, desembargador Nelson Schaefer Martins, dedicou a manhã desta quarta-feira (10/6) para conhecer as opções de áreas colocadas à disposição pela prefeitura de Xanxerê, de forma a garantir a inclusão do projeto de construção da nova sede da comarca local no próximo Plano Plurianual de Investimentos (PPA) do Poder Judiciário.

O presidente, acompanhado por comitiva de magistrados locais e autoridades municipais, passou em revista três terrenos em bairros distintos da cidade oestina: em Primo Taca, Vila Sésamo e Unoeste. A pretensão do TJ é obter uma área com pelo menos 7,5 mil metros quadrados, capaz de receber uma edificação modular que comporte a instalação de três a sete unidades jurisdicionais. Seguiria, segundo informações da Diretoria de Engenharia e Arquitetura (DEA) do TJ, o padrão adotado com sucesso na edificação da comarca de Navegantes.

Segundo o juiz André Luiz Bianchi, diretor do Foro, a comarca de Xanxerê registra a tramitação de pouco mais de 15 mil processos em suas três varas, e atende uma população de quase 50 mil habitantes. Antes de iniciar a visita aos locais, contudo, o presidente esteve reunido com os juízes na sede atual do Fórum e repassou boas-novas. Disse que há previsão de assinar ordem de serviço para reforma parcial daquele edifício no próximo mês de julho, de forma a contemplar num primeiro momento adaptações às regras de acessibilidade.

Na companhia do vice-prefeito de Xanxerê, Gelson Saibo, o  presidente foi pessoalmente conferir os terrenos à disposição. Para cada um deles, auxiliado pelo juiz Marcelo Pizolati, coordenador de Magistrados, e pelo engenheiro Herlei Cantu, diretor da DEA, averiguou localização, condições de acesso, malha viária e infraestrutura urbana, entre outros pontos.

Na manhã de junho extemporaneamente quente em Xanxerê, a comitiva - integrada ainda por juízes locais e técnicos do município - vistoriou detalhadamente as áreas para futura decisão. "Precisamos nos cercar de todas as informações preliminares antes de adotar qualquer decisão sobre onde investir melhor os recursos do Poder Judiciário", justificou o desembargador Nelson. O coronel Atair Derner Filho, chefe da Casa Militar do TJ, também esteve ao lado do presidente na visita às comarcas do Oeste. 

Imagens: Ângelo Medeiros/Assessoria de Imprensa TJSC
Conteúdo: Américo Wisbeck, Ângelo Medeiros, Daniela Pacheco Costa, Maria Fernanda Martins e Sandra de Araujo
Responsável: Ângelo Medeiros - Reg. Prof.: SC00445(JP)

Copiar o link desta notícia.