Voltar Turmas Recursais julgam mais de 5,4 mil ações dos Juizados Especiais em 2024 

Acervo das Turmas Recursais cai progressivamente

As Turmas Recursais do Tribunal de Justiça de Santa Catarina (TJSC) julgaram 5.479 processos nos três primeiros meses de 2024. No mês de março, o balanço voltou a ser positivo. Foram distribuídos 2.401 recursos e, no mesmo período, os magistrados e as magistradas julgaram 2.449 ações. As Turmas Recursais funcionam como o 2º grau de jurisdição para o processamento dos recursos oriundos dos Juizados Especiais Cíveis, Criminais e da Fazenda Pública.

Desde a reestruturação das Turmas Recursais, por meio da Resolução TJ n. 13/2019, que determinou a centralização de três unidades em Florianópolis para atuar com jurisdição em todo o Estado, o acervo vem caindo progressivamente. A medida adotada determinou que os 12 juízes e juízas, divididos em três turmas, tivessem dedicação exclusiva. 

Em janeiro de 2020, quando o novo modelo foi adotado, o acervo era de quase 47 mil processos. Na época, como os magistrados e as magistradas acumulavam outras unidades, o número de processos distribuídos era superior ao de julgados no mesmo período. Isso porque cada juiz e juíza precisava julgar processos da sua vara e da Turma Recursal da sua região.  

Atualmente, as três Turmas Recursais têm um acervo de 25.926 recursos. Segundo a Corregedoria-Geral da Justiça (CGJ), por meio do Numopede (Núcleo de Monitoramento de Perfis de Demandas e Estatística), 12.143 ações estão em andamento. Já os 13.783 processos restantes estão suspensos porque aguardam decisões das cortes superiores - Superior Tribunal de Justiça (STJ) e Supremo Tribunal Federal (STF).

Conteúdo: NCI/Assessoria de Imprensa
Atendimento à Imprensa

Copiar o link desta notícia.