Voltar Unidade do PJSC recebe o nome de Edifício Judiciário Des. Victor José Sebem Ferreira

Para homenagear a memória do desembargador Victor José Sebem Ferreira, o Poder Judiciário de Santa Catarina (PJSC) determinou que o prédio na rua Presidente Coutinho, no centro de Florianópolis, receba o nome do magistrado por meio da Resolução TJ n. 10/2020. Agora, a Unidade Presidente Coutinho (UPC) passa a se chamar "Edifício Judiciário Desembargador Victor José Sebem Ferreira". O local abriga as unidades administrativas do Tribunal de Justiça, as turmas recursais do sistema de Juizados Especiais e a Unidade Regional de Execuções Fiscais Municipais e Estaduais do Judiciário catarinense.

Natural de Curitibanos, o desembargador Victor Ferreira morreu no dia 26 de julho de 2014, aos 54 anos, após complicações decorrentes de uma cirurgia cardíaca. Ele ingressou na magistratura catarinense como juiz substituto em dezembro de 1984. Atuou também nas comarcas de Curitibanos, Lages, São José do Cedro, Itaiópolis, São Joaquim e Capital. Em dezembro de 2001, assumiu o cargo de juiz de direito substituto de 2º grau no Tribunal de Justiça. Tomou posse como desembargador no dia 7 de novembro de 2008. O membro da Corte atuava na 4ª Câmara de Direito Civil do TJSC quando faleceu.

O magistrado Davidson Jahn Mello, que atua como juiz instrutor no gabinete do ministro Jorge Mussi, no Superior Tribunal de Justiça (STJ), foi quem fez a sugestão de homenagear a memória do desembargador. Ele lembrou o DNA conciliador do desembargador Victor Ferreira durante sua atuação como primeiro juiz agrário do Estado de Santa Catarina, quando buscava harmonizar, por intermédio do diálogo e do bom entendimento, os interesses em conflito. "Representou uma incrível força na projeção dos Juizados Especiais, dos quais era franco entusiasta, devotando intensos esforços em inovação e na expansão de seus limites", anotou o juiz Davidson.

"A sugestão do nome despontou de modo absolutamente natural, seja por sua extraordinária e comovente dedicação, seja pelo fato de que a Turma de Recursos, na posição de órgão revisor, representa o coroamento de todo o procedimento animado pelos axiomas da simplicidade e celeridade, repousando sob suas mãos a responsabilidade do cumprimento de tais vetores principiológicos ao concluir o ciclo das lides. Logo, nada mais coerente com a história e o legado institucional do que a indicação feita com vistas a homenagear um de seus mais destacados padroeiros", concluiu o magistrado à disposição do STJ.

Os filhos do desembargador, Louisiana Carolina, Victor César e Liana Priscilla, encaminharam uma mensagem de gratidão:

Ficamos honrados e extremamente felizes com esta justa homenagem que o Poder Judiciário de Santa Catarina está fazendo em memória ao nosso querido pai, o Vitinho, como conhecido entre seus colegas de Magistratura e colaboradores do PJSC. Foi uma grata surpresa quando tivemos a notícia de que a conhecida 'Unidade da Presidente Coutinho' teria o nome dele.

Sabemos que ele, onde quer que esteja, também está radiante com este agraciamento.

Nosso pai, além de maravilhoso, carinhoso e bondoso conosco e com aqueles que o rodeavam, foi um grande defensor da Justiça e trabalhou incansavelmente em favor da conciliação em litígios, e em prol do cumprimento da ordem e da lei, em qualquer cargo que ocupou ao longo de sua carreira, seja como juiz nas varas das esferas penal e civil, como juiz-corregedor, como primeiro juiz agrário de Santa Catarina, como juiz substituto de segundo grau, desembargador, como coordenador do Conselho Gestor dos Juizados Especiais em Santa Catarina e em sua participação direta no 'Justiça Presente'.

Gratos pela devida homenagem.

Conteúdo: Assessoria de Imprensa/NCI
Responsável: Ângelo Medeiros - Reg. Prof.: SC00445(JP)

Copiar o link desta notícia.