Voltar Vânia Petermann toma posse como nova juíza de direito de 2º grau do TJ catarinense

Vânia Petermann toma posse como nova juíza de direito de 2º grau do TJSC
 

A magistrada Vânia Petermann tomou posse na tarde desta quarta-feira (27/3) como juíza de direito de segundo grau do Tribunal de Justiça de Santa Catarina (TJSC). A prestigiada cerimônia de posse foi realizada no Salão Nobre da Presidência do Tribunal, na presença de desembargadores, juízes, familiares, assessores e amigos da empossada.

Cerimônia de posse de Vânia Petermann
 

A movimentação foi aprovada pelo Órgão Especial no início do mês e decorre da promoção por antiguidade do magistrado Renato Roberge para o cargo de desembargador do TJ. Com a posse, o Tribunal passa a contar novamente com 16 juízes no segundo grau de jurisdição, compondo os seus órgãos fracionários de julgamento.

Vânia Petermann discursando
 

“A cerimônia de hoje é muito valiosa para mim, uma oportunidade de renovar os meus votos e ter o privilégio do lugar de fala. Relembrar a minha trajetória e constatar a importância daqueles que nos antecederam. A vida é feita de chegadas e partidas, todos os dias. Sou muito grata por contar com presenças tão especiais e caras para mim. Agradeço a todos os que estão aqui”, afirmou a magistrada após tomar posse.

Convidados assistindo à posse de Vânia Petermann
 

A seguir, fez uma deferência à saudosa desembargadora Thereza Grisólia Tang, primeira mulher a tornar-se magistrada em Santa Catarina e a alcançar a presidência do TJSC, observando que, com seu pioneirismo, abriu o caminho para as demais. “Uma mulher corajosa e determinada, que deixou o Rio Grande do Sul natal para ter direito ao direito de se candidatar ao concurso de ingresso na carreira da magistratura”, enfatizou.

Presidente do TJSC em solenidade
 

Ao finalizar a solenidade, o presidente do TJSC, desembargador Francisco Oliveira Neto, destacou recentes avanços alcançados pela Corte, como a redução do seu acervo líquido, abaixo de 100 mil processos pela primeira vez desde o início da pandemia. Ele enfatizou a busca pelo menor tempo de tramitação e resposta aos recursos de maneira rápida, para que as pessoas alcancem a paz social. “É nesse contexto que estamos aqui para homenageá-la. Quando alguém está tomando posse em um cargo como esse, há uma trajetória, todo um tempo de dedicação, de trabalho realizado, e que justifica o nosso carinho e o nosso respeito pela sua trajetória. Sabemos do seu comprometimento, sua força de trabalho, do seu diálogo sempre aberto. Todo Poder Judiciário está muito feliz com a sua posse”, complementou o dirigente máximo da Corte catarinense.

Vânia Petermann em sua posse

Juíza de direito de 2º grau do TJSC Vânia Petermann


 
Currículo

Juíza de direito de 2º grau do TJSC Vânia Petermann

 
Natural de Brusque, a magistrada foi técnica judiciária auxiliar na comarca de Blumenau, cidade em que advogou após a sua graduação pela Furb, em 1992. É pós-graduada pela FGV e Furb. mestre e doutora em Ciências Jurídicas pela Univali, com doutorado em dupla titulação pela Universidade de Perúgia. Tomou posse como juíza substituta em 11 de novembro de 1996. Atuou nas comarcas da Capital, São José, Pomerode, Indaial, Timbó, Ibirama e Joinville. Como juíza de direito, atuou nas comarcas de Anchieta, Araranguá, Criciúma e Capital. Era até então juíza titular do Juizado Especial Cível e Criminal da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC).

Conteúdo: NCI/Assessoria de Imprensa
Atendimento à Imprensa

Copiar o link desta notícia.