Voltar Vara Cível de Camboriú registra sua 1ª audiência de conciliação por videoconferência

A utilização de recursos tecnológicos tem sido essencial para dar continuidade às demandas das 111 comarcas do Poder Judiciário de Santa Catarina em meio à pandemia de Covid-19. Em Camboriú, o uso de um aplicativo de mensagens possibilitou um fato inédito na comarca: a primeira audiência da 2ª Vara Cível feita por videoconferência, referente ao Juizado Especial Cível.

A audiência, registrada na última sexta-feira (5/6), com o objetivo de promover a solução consensual de conflitos, teve duração de quase duas horas e tratou de uma desistência em contrato de compra de imóvel. Segundo o conciliador e mediador Roberto Faustino, a possibilidade de realizar a audiência de forma totalmente on-line foi bastante interessante, teve boa participação dos envolvidos, e o uso do WhatsApp se mostrou eficiente, sem necessidade de deslocamento das partes.

Com mais de duas décadas de experiência na área da conciliação, Faustino acredita que a ferramenta possa ser utilizada no pós-pandemia como uma opção. "A ferramenta se demonstrou muito útil, acredito que também em outras varas - deve ser utilizada até depois da pandemia. Não precisa de deslocamento, facilita a conciliação. Neste caso houve aproximação de propostas. Restabelecer a comunicação entre as partes é o nosso propósito, para que elas próprias possam chegar a um acordo", conclui.

Conteúdo: Assessoria de Imprensa/NCI
Responsável: Ângelo Medeiros - Reg. Prof.: SC00445(JP)

Copiar o link desta notícia.