Voltar Vara da Família de Curitibanos debate vacinação, cidadania e violência nas escolas

Palestra da  juíza Monica Grisólia, da Vara da Família da comarca de Curitibanos.
 

A juíza Monica Grisólia, da Vara da Família da comarca de Curitibanos, reuniu-se com diretores de escolas das redes municipal e estadual de ensino para debater sobre vacinação, cidadania e violência nas escolas. O encontro aconteceu no auditório da Secretaria Municipal de Educação, na última quarta-feira (23).

Na oportunidade, a magistrada falou da importância de manter campanhas periódicas de vacinação nas escolas. “É dever da escola fazer o controle das vacinas obrigatórias dos estudantes, assim como pedir os comprovantes de vacinação nos atos de matrícula e rematrícula para fazê-los manter o esquema vacinal completo e em dia. É importante frisar também que, em casos de irregularidades, se faz necessária a comunicação ao Conselho Tutelar”, explicou.

Outros assuntos relacionados à educação e ao direito à cidadania das crianças e adolescentes também foram debatidos. “A escola tem papel fundamental para nos ajudar, por exemplo, no trabalho de erradicação do sub-registro civil de nascimento, que é voltado a alunos socialmente vulneráveis. Essa carência pode ser verificada nos atendimentos de cada unidade escolar, ou seja, é preciso haver uma união de esforços para sanarmos esse problema”, disse a magistrada.

Durante o encontro, devido às atuais circunstâncias de violência nas escolas, esse assunto também foi abordado. “Este é um mal extremamente preocupante e que deve ser combatido com urgência”, completou. Dentro dessas temáticas, a magistrada orientou os gestores escolares a cumprir as diretrizes do Programa Saúde na Escola, que visa a integração e a articulação permanente da educação e da saúde para proporcionar melhoria da qualidade de vida da população brasileira.

O encontro contou com a presença do tenente-coronel Ricardo de Jesus Machado, comandante do 33º BPM; da assistente social Luciana Moratelli; da psicóloga Deise Bortoluzzi; do assessor jurídico Luiz Alberto Bondavalli; e de representantes das secretarias de educação dos quatro municípios da comarca e da Coordenadoria Regional de Educação de Curitibanos.

Conteúdo: Assessoria de Imprensa/NCI
Responsável: Ângelo Medeiros - Reg. Prof.: SC00445(JP)

Copiar o link desta notícia.