Voltar Vara faz parceria com advogados e acelera trabalho de digitalização de acervo

Em fase de transição entre processo físico e digital desde o mês de agosto, a 1ª Vara Cível de Blumenau formalizou parceria com os advogados para que o serviço seja encerrado mais rapidamente. A iniciativa foi da juíza Quitéria Tamanini Vieira Peres, a partir de uma observação do chefe de cartório, Hélio Lentz Puerta Neto. Ele atendeu um advogado que pedira um processo em carga; ao recebê-lo de volta, foi informado pelo procurador que os autos haviam sido digitalizados, com os dados já constantes num pendrive. E mais, o advogado ofereceu o recurso para agilizar o trabalho do cartório.

Assim surgiu o "Digitalizar Já", depois de análises de como implementar a medida na Vara. Portaria editada prevê a possibilidade de o procurador no processo, se tiver interesse, entregar o material digitalizado ao cartório, que faz a conferência do material a a categorização (petição, documento etc). A juíza Quitéria afirmou que essa iniciativa dá maior celeridade ao trabalho de digitalização do acervo da Vara, que soma hoje 7,6 mil processos, dos quais cerca de 3,5 mil estão digitalizados.

O chefe de cartório ressaltou que atualmente a maior parte dos advogados tem o hábito de escanear o processo, numa mudança de mentalidade cada vez mais presente. Segundo o servidor, há vários escritórios interessados - até o mês de novembro, 103 processos foram entregues em meio digital. Um profissional, em especial, já escaneou 49 processos de execução de sentença desde o final de agosto. 

Assista ao vídeo da WebTV e acesse a Portaria que criou o programa.

Imagens: Divulgação / 1ª Vara Cível da Comarca de Blumenau
Conteúdo: Américo Wisbeck, Ângelo Medeiros, Daniela Pacheco Costa e Sandra de Araujo
Responsável: Ângelo Medeiros - Reg. Prof.: SC00445(JP)

Copiar o link desta notícia.