Voltar Vereadores mirins conhecem a estrutura e funcionamento da comarca de Videira 

Chance de aproximar Judiciário do público mais jovem, diz juiz 

O Fórum da comarca de Videira recebeu a visita dos vereadores mirins do município nesta quarta-feira (8/5). Os jovens tiveram a oportunidade de conhecer a estrutura e saber sobre o funcionamento do Poder Judiciário. A comitiva de adolescentes foi recepcionada pelo juiz Rafael Oliveira Duarte e pela chefe de secretaria Luciane dal Pivo Galvan.

Na conversa com o magistrado houve diversos questionamentos. “A visita nos deu a chance de apresentar, ainda que brevemente, um pouco da estrutura e da missão do Poder Judiciário. O grupo, sempre atento e curioso, aproveitou a ocasião para tirar algumas dúvidas”, lembra o juiz, ao considerar a ocasião significativamente rica. “Com certeza, situações como esta se traduzem numa excelente oportunidade de aproximar o Poder Judiciário dos mais jovens, que no futuro, caso queiram, poderão integrar as carreiras jurídicas ou, ao menos, ser cidadãos conscientes da importância do papel do Judiciário para sociedade”.

Explicar como funciona uma sessão do Tribunal do Júri ficou a cargo da assessora de gabinete Juliana Spagnolo. Nesse momento, eles tiveram a chance de tomar os assentos destinados ao juiz presidente, promotor, defensores e jurados e assumir tais funções. O tour no Fórum seguiu pelo gabinete da 2ª Vara Cível, local onde os assessores Bruna Bridi e Luiz Antonio Locatelli conversaram sobre os processos, audiências, decisões e trabalho do magistrado e da equipe.

Na sequência, o cartório da 2ª Vara Cível foi visitado. Lá, o chefe de cartório Marcelo Birnfeld explicou sobre as atividades realizadas na unidade. “Achei a iniciativa muito interessante. Contei a eles sobre a dinâmica do cartório, questão dos cumprimentos e andamentos processuais e atendimento ao público, por exemplo”.

Como os jovens vivem a era digital, Marcelo fez um breve apanhado de como essa evolução tecnológica chegou à Justiça. “Expliquei a eles sobre como o processo vem se modernizando, passando do físico para o SAJ digital e por fim para o sistema eproc. Disse que o processo pode estar à disposição pelo celular em qualquer lugar com internet, e isso tornou as coisas muito mais claras para eles”. Ao final, o oficial de justiça Everson Alves da Silva, na sala do Oficialato, conversou sobre as funções dos oficiais de justiça.

Imagens: Divulgação/Comarca de Videira
Conteúdo: NCI/Assessoria de Imprensa
Atendimento à Imprensa

Copiar o link desta notícia.