Visitas técnicas: TJSC e TRE-SC promovem intercâmbio de boas práticas arquivísticas - Imprensa - Poder Judiciário de Santa Catarina
Iniciativa fortalece laços institucionais
Com o propósito de fortalecer a gestão documental e valorizar a memória institucional, equipes do Tribunal de Justiça de Santa Catarina (TJSC) e do Tribunal Regional Eleitoral de Santa Catarina (TRE-SC) participaram de visitas técnicas entre maio e junho deste ano. A iniciativa teve como foco o intercâmbio de experiências e o alinhamento de boas práticas voltadas à preservação do patrimônio arquivístico, além da melhoria dos processos internos de gestão da informação.
Estiveram presentes o diretor de Gestão Documental e Memória, Ricardo Albino França; o chefe da Secretaria de Seleção e Eliminação de Documentos Físicos, Fernando Roggia Gomes; e o chefe da Divisão de Arquivo, Marcos Rodolfo da Silva. Os chefes das seções de Arquivo Administrativo, Ana Paula de Miranda; de Arquivo Judicial, Gabriela Soares Gasperi; de Digitalização, Luiz Augusto Costa Calgaro Scaim; e de Logística, Tânia Maria da Silva Arruda, também participaram da visita ao arquivo do TRE-SC, no bairro Praia Comprida, em São José.
Para conhecer a estrutura do TRE-SC, a equipe da Diretoria de Gestão Documental e Memória (DGDM) foi recepcionada pela arquivista Sandra Zanon e demais servidores, responsáveis pela gestão documental da Justiça Eleitoral. A equipe do TRE-SC apresentou sua organização interna e destacou o papel da Comissão Permanente de Avaliação Documental (CPAD) na elaboração e disseminação de orientações normativas às unidades administrativas, o que assegura maior padronização e controle nas rotinas arquivísticas.
O encontro também incluiu a apresentação do Plano de Classificação e da Tabela de Temporalidade Documental adotados pelo TRE-SC, ferramentas essenciais para a correta destinação dos documentos ao longo de seu ciclo de vida. Outro ponto relevante foi a demonstração dos sistemas utilizados para consulta de documentos de guarda permanente, que contribuem para o acesso eficiente à informação e à preservação da memória institucional.
“Embora o TJSC detenha um volume significativamente maior de acervo, com aproximadamente 586 mil caixas arquivadas frente a pouco mais de 8 mil no TRE-SC, ambas as instituições desenvolvem práticas semelhantes no que diz respeito à gestão documental, políticas de eliminação, digitalização e ações de preservação da memória. Essa troca de experiências revelou, mais do que diferenças estruturais, a convergência de propósitos e estratégias no enfrentamento dos desafios comuns da área”, anotou o chefe da Divisão de Arquivo do TJSC.
No acervo permanente do TRE-SC, os servidores do TJSC conheceram o espaço equipado com estantes deslizantes, solução que permite o aproveitamento racional do espaço físico e melhores condições de conservação dos documentos históricos. As visitas permitiram não apenas a ampliação técnica do conhecimento das equipes envolvidas, mas também o fortalecimento de uma rede de colaboração entre os tribunais.
“Ao promover o compartilhamento de soluções e inovações, essa integração contribui para elevar a qualidade da administração pública e reafirma o compromisso das instituições com a transparência, a eficiência e a valorização do patrimônio documental do Poder Judiciário”, completou o diretor de Gestão Documental e Memória do TJSC.