Voltar Palestra de advertência no Jecrim de Joinville alerta para males do consumo de drogas

O Juizado Especial Criminal e Delitos de Trânsito (Jecrim) da comarca de Joinville reuniu na tarde da última sexta-feira (19/8), no auditório do Tribunal do Júri, 77 pessoas autuadas pela prática da infração penal de posse de drogas para consumo próprio.

A presença na palestra de advertência, que contou com a colaboração do Centro de Atenção Psicossocial – Álcool e outras Drogas (CAPS AD), da Prefeitura Municipal, garante a extinção do processo criminal.

“Essas pessoas respondem a uma medida de transação penal por uso de entorpecentes. O objetivo do encontro é despertar para os efeitos nocivos das drogas, sobre a possibilidade de tratamento e encerrar a fase processual”, explica o juiz Gustavo Schwingel, titular da 1ª Vara da Família, atualmente responsável também pelo Jecrim.

Durante a exposição, os palestrantes do CAPS falaram sobre os efeitos nocivos dos entorpecentes e a respeito do trabalho realizado na entidade, que é totalmente gratuito.

Para a psicóloga da instituição, Letícia Andrade, enfatizar sobre o uso de entorpecentes e os riscos desta prática e auxiliar na busca de tratamento para os interessados é a razão de ser de todo o trabalho da equipe. “Poder promover espaços de educação em saúde, discutindo sobre os efeitos das substâncias psicoativas e ainda divulgando os serviços do CAPS, proporciona momentos de reflexão aos usuários, levando-os a pensar sobre a vida e a relação deles com a substância.” E a profissional ainda complementa que o resultado, ao final, é positivo. “Após eventos como esse sempre recebemos novos usuários que buscam acolhimento. Sinal de que a comunicação está eficaz.”

Imagens: Divulgação/TJSC
Conteúdo: Assessoria de Imprensa/NCI
Responsável: Ângelo Medeiros - Reg. Prof.: SC00445(JP)

Copiar o link desta notícia.